contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Organizações recorrem a ajuda internacional para evitar reabertura da Estrada do Colono Cerca de mil entidades assinaram uma carta enviada a órgãos internacionais contra a reabertura da estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu

Cerca de mil entidades assinaram uma carta enviada a órgãos internacionais contra a reabertura da estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Na segunda-feira (8), centenas de entidades brasileiras enviaram uma carta [leia aqui] conjunta à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e à União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) para alertar essas instituições sobre eventos recentes e preocupantes envolvendo o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no oeste do Paraná. O ponto principal da carta é um pedido de ajuda para evitar a reabertura da ‘Estrada do Colono’, caminho de 18 km sem pavimentação que cortava o Parque e que foi fechado em 2001, pela justiça federal brasileira.

Passados mais de dez anos do fechamento oficial da estrada, atualmente está em tramitação no Congresso Brasileiro o Projeto de Lei 7.123/2010 que tenta estabelecer a ‘Estrada parque Caminho do Colono’. De acordo com o projeto, proposto pelo deputado Assis de Couto (PT/PR), o traçado desse novo caminho seria semelhante ao da antiga ‘Estrada do Colono’ e seria benéfico para o Parque, promovendo preservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável regional.

Chistian Rizzi SOS Mata Atlântica 
Esse importante remanescente florestal, bem como seu título de Patrimônio Natural, estão ameaçados pela proposta de reabertura da ‘Estrada do Colono’, aberta ilegalmente em 1954, quinze anos após a criação do Parque

De acordo com Leide Takahashi, gerente de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma das entidades que assinam a carta contra a reabertura, o Projeto de Lei é um retrocesso. “A estrada fragmentará o parque, provocando impacto à conservação da biodiversidade e abrindo um precedente de ocupação sem planejamento e com potencial de riscos, tanto aos recursos naturais quanto aos habitantes dos municípios do entorno. Além disso, evidências concretas dos efeitos positivos para o desenvolvimento regional dessa reabertura nunca foram apresentadas ao público”, explica Leide. Ela cita ainda que o projeto coloca em risco outras áreas naturais protegidas brasileiras, na medida em que tenta criar uma nova categoria de unidade de conservação menos restritiva (na qual seria possível implantar as chamadas ‘estradas-parques’), não prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – estabelecido em 2000.

O projeto de reabertura da ‘Estrada do Colono’ foi encaminhado na quinta-feira (4) para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do governo federal. O autor da proposta e os demais parlamentares esperam aprovar o texto nas próximas semanas.

Estrada divide Patrimônio Natural da Humanidade – Considerado uma das unidades de conservação mais visitadas do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu foi reconhecido, em 1986, como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Em seus mais de 180 mil hectares, preserva o mais importante remanescente contínuo de Floresta Estacional Semidecidual – ecossistema relacionado à Mata Atlântica – além das mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das sete Maravilhas Naturais do Mundo. Trata-se de um dos parques nacionais brasileiros mais conhecidos no mundo e também um dos que recebe maior número de visitantes no Brasil.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz