Previous slide
Next slide

Dois atletas do Projeto Meninos do Lago vão disputar pré-olímpico

Previous slide
Next slide

Dois dos onze atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A seletiva começou no sábado (11), teve provas no domingo (12) e foi concluída na terça-feira (14), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu.
 

Fotos: Divulgação Itaipu
Aos 17 anos, Leonardo Curcel vai intensificar os treinos neste mês para tentar uma vaga nos Jogos de Londres

 

João Vitor Martins Machado, do Instituto Meninos do Lago (Imel/Foz), ficou com uma das três vagas na categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino. Ele conquistou a segunda melhor posição da seletiva nacional, atrás de Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Apen/Piraju) e à frente de Ricardo Martins Taques (Atica/Tibagi).

Leonardo Lucas Curcel, também do Imel/Foz, obteve o terceiro melhor desempenho da seletiva na categoria C1 (canoa com um atleta) masculino. Os outros classificados foram, respectivamente, Cássio Ramon Petry (Asteca/Três Canoas) e Charles Fernando Correa (Apen/Piraju).
 

 
João Vitor Machado cravou o melhor tempo do último dia da seletiva e conquistou a vaga para o pré-olímpico

 

A seletiva nacional indicou ainda os atletas que vão competir nas categorias C2 (canoa com dois atletas) e K1 feminino (veja a lista abaixo). Para definir as vagas, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) levou em conta os dois melhores resultados dos três dias de seletiva nacional.

Meninos do Lago – Criado em 2008, o projeto Meninos do Lago tem entre seus objetivos melhorar o nível dos atletas e levar o esporte a jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao todo, são atendidas cem crianças da região, com idade entre 9 e 23 anos. Dos 16 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom, seis fazem parte do projeto.

“É um orgulho para nós de Itaipu ver que esse projeto Meninos do Lago, em tão pouco tempo, já vem revelando grandes talentos, atletas com potencial olímpico”, comemorou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, assim que soube da classificação de Leonardo e João Vitor para o pré-olímpico.

A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, acompanhou o último dia de seletiva no Canal Itaipu. Ela destacou que o projeto, mais que formar atletas, busca despertar valores como ética e espírito de equipe. “Sabemos que nem todos serão campeões. Mas terão a oportunidade de aprender uma profissão e, acima de tudo, de se tornarem cidadãos de bem”, destacou. 

 

 

Previous slide
Next slide