contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Paraná confirma dois casos de febre chikungunya Doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus

Doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus


Por: Leca

Publicado em:

 
A Secretaria estadual da Saúde confirmou dois casos de febre chikungunya em pacientes paranaenses, residentes de Maringá, que viajaram para o Haiti no mês de maio. Os paranaenses que apresentaram sintomas da doença, ao retornarem ao Brasil no início do mês de junho, já receberam o tratamento adequado e já estão curados.
 
O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência nacional. A febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue e é transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus, infectados, presentes em todos os municípios do Paraná. 
 
“São dois casos importados, no entanto, intensificamos as medidas de controle, com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. 
 
Durante este período os agentes de endemia também realizaram ações de bloqueio para a dengue, com vistorias em torno da residência, sendo que não foi encontrado nenhum criadouro e nem focos do mosquito. “Agora, mais do que nunca, pedimos para que a população colabore na eliminação dos criadouros, porque o mosquito pode transmitir as duas doenças”, explicou o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi. 
 
Capacitação – Equipes da Secretaria da Saúde irão percorrer diversas cidades do Paraná para capacitar profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento de doenças transmitidas por mosquitos, principalmente a dengue. Eles também abordarão a febre chikungunya como diagnóstico diferencial. 
 
“A diferença é que a febre chikungunya não evolui para a forma grave da doença, como a dengue, mas pode incapacitar e afastar a pessoa do trabalho por um longo período”, explica o médico da Secretaria da Saúde, Enéas Cordeiro. 
 
A chikungunya pode atingir todas as faixas etárias e os sintomas mais comuns são: febre, dor lombar, dor de cabeça, feridas na pele. Os sintomas desaparecem em até três semanas. No entanto, alguns pacientes podem ter recaída dos sintomas reumatológicos nos meses subsequentes. A mortalidade é rara e ocorre principalmente em adultos mais idosos.
 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz