Previous slide
Next slide

Paraná e Córdoba formarão em conjunto professores de português/espanhol

Previous slide
Next slide

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC) estão produzindo um termo de cooperação que dará início a um projeto de formação de professores de línguas estrangeiras – português/espanhol. O documento, que deve entrar em vigor em 30 dias, é resultado da visita da secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à cidade de Córdoba, na Argentina, entre os dias 18 e 20 de março. O termo deve incluir ainda outros temas de interesse das duas regiões.

Representando o governador Roberto Requião, secretária Lygia Pupatto foi recebida na Argentina pelo prefeito da Província de Córdoba, Daniel Giacomino. Durante a visita, a secretaria apresentou ao secretário de Ciência e Tecnologia da Província de Córdoba, Tulio Abel del Bono, uma proposta de cooperação nos temas de Bioenergia/ Biocombustíveis e Pecuária Leiteira.

Com a secretária de educação argentina, Délia Provinciali e o secretário de Relações Institucionais, Carlos Sánchez, foi aventada a proposta de cooperação entre as duas regiões no sistema educacional. A cônsul do Brasil em Córdoba, Maria Teresa Lázaro, prôpos que o consulado, em conjunto com a Seti, apoie atividades que auxiliem na formação de professores em línguas estrangeiras em Córdoba. A formação de doutores nas duas regiões também foi tema de debates.

A secretária paranaense e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza, visitaram ainda a Universidade Nacional de Córdoba, onde propuseram a troca de experiências entre as duas intituições e seus orgãos vinculados.

MISSÃO – Ainda participaram da missão paranaense uma comitiva de Maringá e Londrina, coordenada pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros II e o Superintendente do Porto Seco – Norte do Paraná, Marcos Capellazzi. Além do vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mario Luiz Neves de Azevedo.
 

Previous slide
Next slide