contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Paraná lança Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama A campanha visa alertar as mulheres para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia

A campanha visa alertar as mulheres para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia


Por:

Publicado em:

 

O Governo do Paraná lançou em Curitiba nesta segunda-feira (1), em parceria com a Associação Comercial do Paraná, o “Outubro Rosa”, movimento que ao longo de todo o mês promoverá ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce da doença. As atividades acontecerão nas 22 Regionais de Saúde do Estado, com apoio dos municípios e de 50 entidades apoiadoras da campanha. 

 
A campanha visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Paraná registre neste ano 3.110 casos novos de câncer de mama. Somente em 2010, 759 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença no Estado. Em 2011, foram 799 mortes. 
 
O secretário de Estado da Saúde, René José Moreira dos Santos, lembrou durante o lançamento – realizado no calçadão da Rua XV – que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a possibilidade de cura. Segundo ele, 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado. “A atenção primária à saúde é sem dúvida o primeiro ponto para o enfrentamento do câncer de mama, com ações de promoção e prevenção e incentivo ao autoexame, acesso ao exame clínico e, se for necessário, à mamografia”, disse o secretário. 
 
O secretário informou que na quinta-feira assinará uma resolução que trata da vigilância da qualidade dos serviços de mamografia no Paraná. “Além de ter equipamentos em número suficiente, queremos garantir a qualidade dos exames, o diagnóstico preciso, que permite agilidade no tratamento”, disse. 
 
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, disse que a entidade colocará a força do comércio a serviço da campanha. “O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres e nós não poderíamos nos omitir diante deste movimento, que é mundial. Por isso, trouxemos esta mobilização para o calçadão da Rua XV, um espaço de grande circulação de pessoas”, disse. 
 
 
No Paraná, a campanha ganhou este ano um novo símbolo: um laço que reproduz o símbolo do infinito, chamando a atenção para a necessidade do cuidado permanente. 
 
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz