contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Paraná registra queda nos casos de gripe Auge das ocorrências no estado foi de 30 de junho a 6 de julho

Auge das ocorrências no estado foi de 30 de junho a 6 de julho


Por: Leca

Publicado em:

 

O boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (19.08) mostra que os casos da doença vêm caindo gradativamente nas últimas sete semanas. O auge das ocorrências no Estado foi registrado na semana de 30 de junho a 6 de julho. A partir desta data, os números apresentam uma tendência de queda em todas as regiões.

De janeiro até esta segunda-feira já foram confirmados 1.315 casos de gripe no Paraná, sendo que a maior parte foi causada pelos vírus Influenza B (583) e Influenza A H1N1 (554). Somente na última semana foram 35 casos novos da doença contra 71 de sete semanas atrás. Até agora já foram confirmadas 53 mortes pela doença neste ano.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a queda é reflexo da sazonalidade do vírus, ou seja, há períodos onde a circulação do Influenza é mais acentuada. “Apesar de o vírus da gripe circular durante todo o ano, é comum que aumente o número de casos no inverno. Isso se deve, principalmente, aos ambientes fechados e ao grau de suscetibilidade das pessoas”, destaca.

Um dos motivos que também influenciaram nesta redução é a adoção de hábitos saudáveis que previnem a gripe. “Divulgamos o boletim da gripe semanalmente para mostrar que ela é uma doença séria e que pode matar. Isto serve de alerta para que as pessoas se lembrem das medidas de prevenção durante o dia-a-dia”, explica. No ano passado, o auge de notificações da gripe foi durante a semana entre os dias 24 a 30 de junho. Assim como neste ano, o número de casos também começou a cair a partir de meados de agosto.

Este comportamento do vírus da gripe pode ser acompanhado graças ao moderno sistema de monitoramento implantado no Paraná. O trabalho é realizado no Laboratório Central do Estado e utiliza metodologia desenvolvida no Center for Disease Control and Prevention (CDC de Atlanta – EUA). O órgão governamental norte-americano é referência na área de pesquisas e outras ações em saúde pública.

Além de evitar a ocorrência de casos, a Secretaria da Saúde também trabalha para diminuir o número de mortes por gripe no Paraná.

O último óbito por gripe foi registrado no município da Lapa, região de Metropolitana de Curitiba. O paciente tinha quatro meses de idade e morreu no dia 11 de agosto.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz