Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Paraná vai contar com novo dispositivo de segurança em placas de veículos Medida pretende dificultar clonagem no estado

Medida pretende dificultar clonagem no estado


Por: Leca

Publicado em:

A partir de junho, os veículos emplacados no Paraná receberão lacre com número de segurança e QR Code com dados para dificultar clonagens e fraudes com carros roubados. A medida, inédita no Brasil, é uma iniciativa da Associação dos Fabricantes de Placas do Paraná (Afaplacas), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Os dispositivos vão indicar o local de fabricação, dados de distribuição e lacração final, realizada somente depois de uma vistoria do veículo.

Foto: Paulo Rosa/Detran
A partir de junho, os veículos emplacados no Paraná receberão lacre com número de segurança e QR Code com dados para dificultar clonagens e fraudes com carros roubados.

 

“O Paraná, mais uma vez, sai na frente para garantir mais tranquilidade aos motoristas. Com o lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e permitem um controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados nas fábricas credenciadas”, destacou o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Segundo o presidente da Afaplacas, Juarez Borges Júnior, o sistema desenvolvido monitora também os decalques e etiquetas usados no emplacamento e o uso do QR Code – código que pode ser escaneado e lido pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e acesso à internet – evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro no veículo no sistema do Detran.

“É um sistema simples, que vai além do que pede o Departamento Nacional de Trânsito, na resolução 272, de apenas numerar os lacres. O maior beneficiado é o usuário, que não terá aumento de custos para o serviço. Hoje, o valor médio da confecção e instalação do par de placas veicular é de R$ 160,00 e este valor vai permanecer”, adianta Borges.

Nesta terça-feira (14), 132 representantes e fabricantes de placas de todo Paraná se reuniram em Curitiba para discutir os últimos pontos da implantação do sistema, como entrega dos lacres atuais, inutilizados ou descartados e recebimento dos novos lacres numerados. O prazo para o início de uso desses dispositivos é 1º de junho.
 

Foto: Paulo Rosa/Detran
O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, durante apresentação do lacre com número de segurança e QR Code com dados para dificultar clonagens e fraudes com carros roubados.

 

Curso – Para atualizar e padronizar os novos procedimentos necessários para a vistoria de instalação do lacre de veículos, feita nas fábricas de placas, o Detran e a Afaplacas organizaram um calendário de cursos regionais. Serão 32 turmas atendidas até dezembro.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz