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Foz do Iguaçu

Paraná vai implantar sistema de gestão digital de documentos Objetivo do projeto é modernizar e racionalizar gestão pública

Objetivo do projeto é modernizar e racionalizar gestão pública


Por: Leca

Publicado em:

 

O processo de gestão eletrônica de documentos nas áreas de recursos humanos, patrimônio e da Paranaprevidência será iniciado no próximo mês pela Secretaria da Administração e Previdência do Paraná. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04) pela secretária Dinorah Botto Portugal Nogara, no Gabinete de Gestão e Informações do Palácio Iguaçu, em Curitiba, durante o “Encontro sobre o uso da tecnologia biométrica no Estado do Paraná”, que reuniu representantes do Governo Federal e dos três estados do Sul. 
 
A secretária explicou que a meta é reduzir ao máximo a utilização de papel nas estruturas. “O objetivo do projeto é modernizar e racionalizar a gestão pública, com o foco principal no cidadão, que merece ser cada vez melhor atendido pelo Estado”, disse. 
 
Foto: Divulgação
A secretária da Administração e Previdência do Paraná, Dinorah Botto Portugal Nogara, e o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, anunciam a implantação do processo de gestão eletrônica de documentos nas áreas de recursos humanos, patrimônio e da Paranaprevidência, com início no próximo mês

A secretária Dinorah explicou que além de conferir maior agilidade aos processos, a biometria traz economia à administração na medida em que reduz a circulação de papeis, lembrando que o documento de identidade biométrico é um dos passos em direção à modernidade e efetiva implantação de um governo eletrônico. 
 

A adoção de soluções voltadas a uma gestão pública para o Estado pautada em sistemas e ferramentas de inteligência e de modernidade – diferente dos trâmites tradicionais de documentos – foi uma proposta aprovada pelo Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, presidido pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi. 
 
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explicou que a implantação da gestão de processos e documentos digitais envolve desde a criação de um trâmite específico até o armazenamento de toda a documentação no Data Center da empresa. “Esta solução trará mais agilidade administrativa e redução de custos para o governo, ao mesmo tempo em que o Estado atenderá o cidadão de maneira mais eficaz”, disse. 
 
Carta do Paraná – Durante o encontro, os participantes conhecerem a experiência do Instituto de Identificação do Paraná, Detran e Celepar no uso da tecnologia biométrica. “A integração existente no Paraná entre os órgãos públicos é um modelo importante para a implantação do projeto Registro de Identificação Civil”, disse o coordenador do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil do Ministério da Justiça, Hélvio Pereira Peixoto. 
 
No final do encontro foi formalizada a “Carta do Paraná”, que será entregue pelo diretor do Instituto de Identificação, Newton Tadeu Rocha, na reunião do Comitê Gestor do Registro Nacional de Identificação Civil, em 05 de agosto, em Brasília. Rocha foi eleito para representar os Institutos de Identificação dos três estados do Sul no evento. 
 
O documento apresenta propostas para o avanço do uso da tecnologia biométrica em todo o país, assegurando ao Instituto Nacional de Identificação e aos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal a competência legal e técnica para a gestão dos dados biométricos da população. Outro ponto destacado é a necessidade de interligações regionais para confrontos biométricos como base para formação do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil. 
 
O modelo de integração dos sistemas do Instituto de Identificação e do Detran adotado no Paraná é citado como base estratégica para a conectividade entre os sistemas estaduais, regionais e nacional. Outro item apoia a indicação de dois estados de cada região para a indicação dos membros titulares e suplentes do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil. 
 
Assinaram a carta secretária da Administração, Dinorah Nogara; o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Walter Gonçalves, representando o secretário Cid Vasquez; o presidente da Celepar, Jacson Leite, e os presidentes do Instituto de Identificação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Newton Tadeu Rocha, José Augusto Koerich e Carlos Eduardo Falcão Pereira, respectivamente. 
 
O encontro foi organizado pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação do Paraná e da Celepar. Também participaram do evento representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Detran e do Tribunal de Justiça. O Governo Federal esteve presente com representantes do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil do Ministério da Justiça, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e do Instituto Nacional de Identificação. 

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