Previous slide
Next slide

Passaporte deixa de ser obrigatório nas viagens entre Brasil e Colômbia

Previous slide
Next slide

Divulgação
cartagena colombia turismo
Cartagena, na Colômbia

Os colombianos que viajam ao Brasil não precisam mais apresentar passaporte ou atestado de vacina contra febre amarela para entrar no país. Desde o mês de maio é necessário mostrar apenas um documento de identidade – mesmo antes da mudança, não era necessário visto, apenas passaporte. As novas regras, que também valem para os brasileiros que vão à Colômbia, foram anunciadas nesta terça-feira (02) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante reunião do Comitê Descubra Brasil, em Bogotá. Além do ministro, participaram do encontro a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e o embaixador do Brasil na Colômbia, Valdemar Carneiro Leão.

A medida, que facilita o trânsito de pessoas entre os dois países, deve aumentar o fluxo turístico no momento em que a atração dos turistas sul-americanos ganha ainda mais importância diante da recessão econômica nos países europeus e nos Estados Unidos, tradicionais emissores de turistas para o Brasil. Em 2007, 45,8 mil colombianos visitaram o Brasil, seis mil a mais do que o número de brasileiros que visitou a Colômbia.

Para incrementar ainda mais a vinda dos colombianos, o ministro anunciou um investimento de US$ 225 mil em promoção e publicidade do Brasil. O valor é o dobro do investido em 2008. "Além disso, vamos conversar com as companhias aéreas para diversificar as portas de entrada do Brasil e não ficarmos restritos a São Paulo e Manaus", disse Barretto aos integrantes do Comitê Descubra Brasil. A entidade, criada em 2004, reúne três companhias aéreas que voam entre Brasil e Colômbia (Gol, Taca e Avianca), quatro operadoras de turismo e três agências de viagem.

Desde o início da crise financeira internacional, no final de 2008, o Ministério do Turismo tem incrementado as relações com os vizinhos da América do Sul. Em março, o ministro Luiz Barretto esteve na Argentina e no Chile, onde também anunciou o aumento dos investimentos em promoção e publicidade do destino Brasil. Para dar sequência a esse trabalho, nesta quinta-feira (04), o ministro inaugura o Comitê Descubra Brasil em Caracas, na Venezuela.

 

Previous slide
Next slide