contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Paulo Bruscky abre exposição em Foz do Iguaçu Muitas peças expostas foram produzidas exclusivamente para esta mostra

Muitas peças expostas foram produzidas exclusivamente para esta mostra


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Diante de uma plateia formada por artistas, empresários e acadêmicos, o artista brasileiro Paulo Bruscky inaugurou as mostras “OperAção Cataratas do Iguaçu” e “Peça Mais ou Menos Soltas” na noite desta terça-feira (13), no Ecomuseu de Itaipu. A abertura foi acompanhada por cerca de 50 pessoas.

Na ocasião, foi lançado também o catálogo de 64 páginas com as imagens das obras expostas e um material inédito da coleção do curador Adolfo Montejo Navas, um dos maiores admiradores do trabalho de Bruscky.

Muitas peças expostas no Ecomuseu foram produzidas exclusivamente para estas mostras. Entre elas estão a intervenção com retângulos de gelo colorido e os barquinhos de papel colocados no espelho d’água do jardim, os poemas para navegar.
 

Foto: JIE
Admirado pelos alunos da Unila, o artista posa para fotos com estudantes, que o ajudaram na intervenção do Ecomuseu

 

Embora o artista tenha mais de 10 mil obras espalhadas pelos maiores museus do mundo, incluindo o Guggenheim, o acervo que ficará exposto no espaço até o dia 17 de março, nunca foi apresentado ao público.

 

Biografia – Paulo Roberto Barbosa Bruscky nasceu no Recife (PE), em 1949. Descobriu a arte logo na infância quando percebeu o gosto pelo desenho. “Tudo está ligado ao desenho. Para eu fazer uma intervenção, por exemplo, preciso desenhar antes”, contou. Hoje é artista multimídia e poeta, possui uma obra marcadamente experimental, desde o início até hoje.

É pioneiro, no Brasil, na arte xerográfica e postal. Realiza filmes, vídeos e vários livros de artista, além de organizar exposições coletivas de artistas envolvidos com esse tipo de trabalho.

Em 1981, Bruscky ganhou uma sala especial na 16ª Bienal Internacional de São Paulo. No mesmo ano, recebe um prêmio da Fundação Guggenheim, e passou a desenvolver suas pesquisas em Nova York e em Amsterdã.

Em 2004, a 26ª Bienal de São Paulo transportou todo o arquivo de cartas, filmes e anotações do artista de Recife para uma sala especial na mostra. Em 2009, ganhou sala especial na Bienal de Havana e participou da 7ª Bienal do Mercosul. Em 2010, fez parte da 29ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2012, da Trienal Poli/Gráfica de San Juan, em Porto Rico.


SERVIÇO

“OperAção Cataratas do Iguaçu” e “Peça Mais ou Menos Soltas” de Paulo Bruscky
Data: Até 17 de março
Local: Ecomuseu de Itaipu Binacional
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz