Previous slide
Next slide

Pista do aeroporto de Castro será pavimentada

Previous slide
Next slide

O governo do Paraná vai pavimentar a pista de pousos e decolagens do aeroporto de Castro, região dos Campos Gerais. O governador Roberto Requião autorizou o início da licitação para a realização das obras com investimentos que podem chegar a R$ 3,9 milhões. A previsão é que a publicação do edital seja feita nesta semana e as propostas sejam abertas já no início do mês de setembro. Os serviços terão prazo de conclusão de cerca de sete meses.

De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria dos Transportes, a pista terá dimensões de 1.400 metros de comprimento por 30 metros de largura. Também serão asfaltados o pátio de manobras e o acesso rodoviário, somando 48 mil metros quadrados de área pavimentada.

Segundo o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, a nova estrutura vai substituir a que existe hoje, com revestimento de cascalho, o que limita o uso do terminal. “As obras vão melhorar a segurança do terminal e ampliar as possibilidades de uso. Com a pavimentação da pista, os empresários da região terão mais uma opção de transporte e mais uma ferramenta para seus negócios. Um terminal pavimentado é sempre um indutor de desenvolvimento econômico”.

Hoje, a movimentação média é de cerca de 50 pousos e decolagens ao mês, apenas com vôos de passageiros, sem registro de embarque e desembarque de cargas.

PROGRAMA – Desde 2003, o governo do Estado tem investido na infraestrutura aeroportuária pública do Paraná. Por meio de convênios com as prefeituras, mais de 40 % dos terminais já receberam obras de recuperação de pavimento e de sinalização.

Nos últimos dias foram autorizadas as obras em dois aeroportos no Sudoeste. Os terminais de Pato Branco e Realeza vão receber a aplicação de R$ 470 mil. Estão previstos trabalhos de rejuvenescimento de pavimento da área pavimentada e renovação da sinalização horizontal, conforme as normas do Comando da Aeronáutica.

 

Previous slide
Next slide