Previous slide
Next slide

Polo Astronômico convida para Passeio pelo Universo

Previous slide
Next slide

 

Nesta quinta-feira e sexta-feira (2 e 3 de abril,) das 19 às 22h, o público interno do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Itaipu Binacional terá oportunidade de embarcar rumo a "Um Passeio pelo Universo". É que, nesses dias, o Polo Astronômico Casemiro Montenegro Filho abrirá suas portas pela primeira vez, com atividades de observação do céu a olho nu e por meio dos telescópios instalados no observatório. O complexo, que já está praticamente concluído, será inaugurado no dia 20 de maio.
 
"Um Passeio pelo Universo" é uma atividade que faz parte da comemoração do Ano Internacional de Astronomia (www.astronomia2009.org.br). Entre os dias 2 e 5 de abril, a União Astronômica Internacional e a Unesco estarão promovendo o evento "100 horas de Astronomia", que pretende se tornar o maior evento mundial de divulgação da astronomia.

 
Um dos objetivos desse evento é reunir milhares de pessoas para observar o céu por meio de telescópios. Para isso, todas as entidades astronômicas profissionais, clubes de astronomia, planetários e museus de ciências dos 137 países participantes do Ano Internacional de Astronomia foram convidadas a participar.

No Brasil, mais de 100 atividades foram inscritas na agenda internacional do evento, o que coloca o País na segunda posição em termos numéricos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E, mesmo antes de ser inaugurado, o Polo Astronômico do PTI também aderiu à campanha, promovendo oito horas de observação exclusivas para o público interno do PTI e da Itaipu.
 
Serão promovidas duas categorias de observação: uma por meio de telescópios e uma a olho nu. Segundo o coordenador do Pólo, Janer Vilaça, nas observações com telescópios será possível ver a lua na fase crescente, considerada a melhor para observação, o planeta Saturno e alguns aglomerados estelares. Já as observações a olho nu permitirão às pessoas compreender as constelações e seus componentes.
 
A adesão à campanha "100 horas de Astronomia" também visa oferecer ao público interno do PTI e da Itaipu uma prévia das atividades que serão desenvolvidas quando o Polo Astronômico estiver em funcionamento.
 
Como ir – Para participar das observações nos dias 2 e 3 de abril, os interessados podem ir diretamente ao Polo Astronômico a partir das 19 horas. Lá, monitores do Pólo e acadêmicos da Unioeste estarão auxiliando os visitantes.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 35767202, com Claudete.
 

Previous slide
Next slide