Previous slide
Next slide

Polo Astronômico será inaugurado dia 20

Previous slide
Next slide

 

O polo astronômico está pronto. Faltam uns ajustes aqui, uma pintura ali, mas até o dia 20 de maio, data de sua inauguração oficial, estará finalizado. Após mais de um ano de obras, o espaço, que agrega observatório, planetário e outros atrativos, poderá abrir as portas ao público.
  
A inauguração está no calendário das comemorações dos 35 anos de Itaipu. Está prevista a vinda de autoridades políticas e do meio científico, como o coordenador do Ano Internacional da Astronomia no Brasil, o físico Augusto Daminelli, além da mulher de Casimiro Montenegro, dona Maria Antonietta Montenegro. Casimiro fundou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1971, e dá o nome ao polo astronômico.
 

Itaipu
O Polo astronômico estará aberto ao público a partir do dia 21

  

O evento, marcado para às 18h30, terá apresentações musicais, além de exposições sobre a vida de Casimiro Montenegro, os 35 anos de Itaipu e fotos de astrônomos amadores de todo o Brasil.
 
Segundo o coordenador do polo, o professor de geografia Janer Vilaça, o espaço será único no país. “Não conheço outro que agrega observatório e planetário”, afirmou Janer, destacando a proximidade física das duas atrações. O polo terá ainda um espaço externo para eventos, biblioteca científica, uma área de observação do céu a olho nu, auditório, estação meteorológica e relógio solar.
   
Divulgação do conhecimento, ao ver de Janer, são as palavras de ordem nesta inauguração do polo, que foi adiada por duas vezes. “Tínhamos a intenção de fazer tudo correto, por isso nos concentramos em cada detalhe”, explicou.
  

Itaipu
No hall de entrada, o espaço do universo: protótipos e modelos para educação científica

 

“Vamos usar a astronomia para levar outras ciências ao público”, disse o professor, “não conheço alguém que tenha contato com a astronomia e que não fique encantado”. De fato, em uma recente pesquisa sobre percepção da ciência entre as pessoas, a astronomia foi elencada como tema científico de maior interesse.
 
Atrativos – Janer acredita que o espaço fomentará pesquisas e trabalhos de iniciação científica na região. “Podemos acompanhar a evolução do brilho de uma determinada estrela”, citou. O espaço poderá ser usado também para capacitar professores de ciências do ensino fundamental, geralmente formados em ciências biológicas.
 
Em datas específicas, outros eventos acontecerão no polo, com a visualização a olho nu, ou observações das fases da lua. “Em dias de observação faremos um blecaute na região”, brincou. As luzes do entorno do polo serão apagadas para preservar a iluminação. Também será criado o clube da astronomia, para facilitar a entrada de pessoas que têm a cabeça voltada para o céu, no bom sentido.
 
Visitas – A partir de quinta-feira já poderão ser agendadas visitas, ligando diretamente para o polo no número (45) 3576-7203. A entrada é gratuita para escolas municipais das cidades lindeiras. Escolas da rede pública de outras cidades terão um preço diferenciado, já as particulares pagam o pacote cheio.
 
Está previsto que a visitação ao polo entre no pacote turístico de Itaipu, com possibilidade de se fazer a visita completa ou somente ao observatório ou planetário. As sessões do planetário ocorrerão a cada hora e meia, iniciando às 9h30. As do observatório acontecerão na parte da noite.

 

Previous slide
Next slide