contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Postos de saúde abrem sábado para campanha de vacinação Crianças entre seis meses e cinco anos devem receber as gotinhas contra a poliomelite e atualizar a carteirinha

Crianças entre seis meses e cinco anos devem receber as gotinhas contra a poliomelite e atualizar a carteirinha


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu estará mobilizada no próximo sábado, 15, na Campanha Nacional Contra a Poliomelite e Multivacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para oferecer as imunizações. Aqui na fronteira, a meta do Departamento de Vigilância em Saúde é vacinar mais de 18 mil crianças com menos de cinco anos de idade. Quem estiver com as vacinas atrasadas, também deve atualizar a carteirinha.

Foto: AMN
A expectativa é que 95% do público alvo seja vacinado neste sábado, 15, em Foz do Iguaçu

O slogan da campanha esse ano é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: você é o protetor do seu filho”, chamando os pais e responsáveis para o compromisso de imunização das crianças. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público alvo. “São apenas duas gotinhas, mas que protegem contra essa doença que pode afetar os nervos e causar paralisia parcial ou total”, destacou o Secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo.

A paralisia infantil foi erradicada no Brasil em 1990. O Paraná não registra nenhum caso desde 1986. Mesmo assim, a vacina Sabin é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças. “Ainda temos casos na África e na Ásia, e até que o vírus tenha desaparecido, a única forma de proteger as crianças é com a vacina”, advertiu a coordenadora da campanha, a enfermeira Ângela Gonzalez.

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinas para colocar em dia as doses atrasadas. Na Multivacinação serão oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde, como a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que protege contra a tuberculose; a Pentavalente, com imunização para a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilu influenzae tipo B (bactéria que causa diversas infecções); a Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo; e também imunização para a febre amarela. “Estaremos disponibilizando ainda a vacina contra a Influenza, para crianças entre dois e cinco anos. Quem já tomou a primeira dose, deve receber a segunda”, destacou a enfermeira Ângela.

Além das 28 unidades de saúde, a vacinação também será oferecida no Centro Materno Infantil, na região central. Cerca de 300 servidores, entre recepcionistas, agentes comunitários, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem estarão mobilizados para atender a população. “Quem perdeu a carteirinha de vacinação do filho, deve procurar o posto de saúde da mesma forma, conversar com nossa equipe e receber as doses”, explicou o diretor da Atenção Básica, Carlos Santi.

As unidades estarão abertas a partir das 8h e as vacinas serão oferecidas até às 17h. “Pedimos o compromisso dos pais e responsáveis. A vacina é o meio mais eficaz para proteger nossas crianças”, disse o prefeito Reni Pereira.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz