contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Prefeitura de STI inicia Operação Safra Trabalho conjunto das secretarias de Obras e Agricultura já recuperou mais de 30Km de estradas, por onde deve escoar a produção agrícola do município

Trabalho conjunto das secretarias de Obras e Agricultura já recuperou mais de 30Km de estradas, por onde deve escoar a produção agrícola do município


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Os agricultores de Santa Terezinha de Itaipu têm motivo de sobra para comemorar. Além da expectativa de uma excelente safra, eles estão sendo agraciados com obras de recuperação das estradas rurais do município. Com as melhorias executadas, a produção vai poder ser transportada sem percalços, o que não ocorreu nas últimas colheitas realizadas em solo itaipuense.

Numa operação desencadeada em conjunto pelas secretarias de Agricultura e Obras, a Prefeitura já recuperou mais de 30 quilômetros de estradas rurais, que cortam o município. Já foram contempladas as regiões de São José, Três Fazendas e Chácara Costa Oeste. A patrulha continua trabalhando e as próximas comunidades a serem atendidas serão o Barro Branco, São João Canavial, São Pedro, Vila Aparecidinha, Vila Bendo e Apepu.

O secretário de obras, Vânio Morona, estima que ainda sejam recuperados mais de 70 quilômetros, num trabalho que vai deve ser finalizado até o final do mês, quando os agricultores planejam iniciar a colheita.

Já Paulo Sérgio Ruppental, secretário de agricultura do município, disse que as obras têm caráter emergencial e foram deflagradas para atender o escoamento da safra, já que essa era uma reclamação antiga da comunidade agrária de Santa Terezinha.

“Fazia muito tempo que a gente não via uma patrola”, testemunhou Avanildo Behenck, que se prepara para colher a soja a partir do dia 28. Ele é proprietário de terras na região de Três Fazendas, e disse que a operação também acabou com o matagal na beira da estrada. “Além da patrola, a limpeza que eles fizeram foi muito boa. O mato que tinha na beira da estrada prejudicava muito a gente”, emendou.

Outro que está comemorando é o agricultor Venceslau Langwinski. Ele afirmou que há muito tempo esperava por essas obras. “Já fazia uns três ou quatro anos que não passava máquina por aqui. A gente mesmo é que dava um jeito com o nosso maquinário. Mas isso não é obrigação nossa”, desabafou.

Langwinski acredita que as obras também vão beneficiar o transporte escolar, que era prejudicado nos dias de chuva, já que os ônibus não conseguiam chegar até a comunidade, obrigando as crianças a andar no barro, até chegar ao calçamento.

Nas obras de recuperação das estradas rurais, a Prefeitura está executando um trabalho de três etapas. Primeiro, um caminhão pipa umedece o solo, facilitando o trabalho da patrola, que vem a seguir. Por último, passa o rolo compressor, compactando o solo e finalizando o serviço. “Em todos esses anos, eu nunca vi um trabalho como esse”, admira-se Langwinski. 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz