Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha de Itaipu pode renunciar ao mandato Confira os bastidores da política e do esporte local com Washington Sena

Confira os bastidores da política e do esporte local com Washington Sena


Por: Garon Piceli

Publicado em:


FALE COM O SENA
Esta coluna mantém um canal direto com o colunista Washington Sena. É o “sena@jogodesena.com.br”. Pode mandar elogios, reclamações, sugestões, críticas. Fique à vontade.

RETORNO
Depois de um período afastado das colunas, estou voltando ao exercício. Espero poder continuar contando com a ajuda dos amigos, que podem enviar suas críticas e sugestões para o e-mail da nota aí de cima. Continuaremos o trabalho com a mesma responsabilidade de sempre, informando e emitindo opiniões conscientes e construtivas.

Quem viver, lerá…

RENÚNCIA
Uma informação bombástica permeou os ares de Santa Terezinha de Itaipu no dia de ontem. O presidente da Câmara Municipal, Claudeir Costa Ferreira (PTB), pode renunciar ao mandato, depois de cumprir apenas um quarto do período para o qual foi reeleito, em 1º de janeiro. Como ontem era 1º de abril, fui checar a informação e a conclusão que tiro é que, de fato, há uma grande chance de Claudeir "passar a bola".

Se isso ocorrer agora, de acordo com a Legislação, seu vice Valter "Galo" Larssen não vai poder assumir, já que não decorreram os seis meses regimentais. Deverá, então, ser convocada uma nova eleição para escolher o presidente, mantendo-se os demais ocupantes da mesa diretora.

MOTIVAÇÃO
As razões que podem culminar na renúncia de Claudeir Costa seriam de caráter pessoal e profissional. A verdade é que, hoje, ele "leva prejuízo" sendo o Presidente. Pra começar, teve de abrir mão do cargo que ocupava na Prefeitura de Foz (concursado). Dando expediente na Câmara, também acaba abrindo mão de advogar na área previdenciária – sua fonte mais rentosa – o que amplia o "prejuízo".

Além disso, Claudeir tem pretensões de fazer um mestrado na área de gestão pública, além de ter convites para atuar como consultor de Controladoria Pública, uma vez que é advogado e técnico contábil.

O vento me soprou a possibilidade de Costa integrar a administração da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regional. Mas era um vento de 1º de abril.

REELEIÇÃO
Pelo Regimento da Câmara Municipal de Santa Terezinha, o mandato do Presidente é anual e ele não pode ser reeleito no ano subsequente, dentro da mesma legislatura. Claudeir foi reeleito porque a legislatura mudou. Se renunciar, agora, só pode voltar a ser presidente em 2015 ou 2016.

Uma oura possibilidade é que ele segure as pontas até junho. Cumprindo seis meses de mandato, ele poderia repassar o comando para o vice, Galo. Herdando a presidência, Galo não sabe se poderia tentar a reeleição em 2014, já que a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara são omissos nesse ponto.

FERIADÃO
Mais uma vez, o turismo da Tríplice Fronteira teve o movimento prejudicado pela falta de estrutura do lado argentino. Quando não é problema de abastecimento, com as empresas de Puerto Iguazu não conseguindo suprir as necessidades de compras dos turistas, são os próprios atrativos que demonstram falta de estrutura para atender o fluxo. Como a região espera colher frutos com Copa do Mundo e Olimpíadas, desse jeito?

INTEGRAÇÃO
Já foi falado inúmera vezes que não se pode pensar em turismo na Fronteira, sem projetar um reforço na estrutura de toda a região. Não adianta Foz do Iguaçu melhorar cada vez mais sua estrutura de atendimento, se Ciudad del Este e Puerto Iguazu falharem no recebimento dos turistas; o público é o mesmo, que vai sair falando mal do Destino Iguaçu (ou Iguassu).

Na verdade, o tal Destino Iguassu está longe de ser algo que realmente funciona. As políticas para o turismo dos três países são desconexas. Tem de haver integração, para que as ações possam pensar sempre no crescimento da região.

X GAMES
Os X Games já estão batendo à porta. Em alguns dias, Foz do Iguaçu vai estar recebendo o maior evento que já ancorou por aqui. Uma pena é que são só três dias. Mas, os entendidos acreditam que a mídia que já ronda o evento e o que ainda vai ser falado, vão trazer benefícios à imagem de Foz que nunca foram capitaneados, anteriormente.

O retorno tem de ser muito favorável mesmo, porque o volume de recursos investidos pelas três esferas – Municipal, Estadual e Federal – exigem isso. E vem mais por aí. O compromisso ainda abrange 2014 e 2015. Vamos aguardar…

INGRESSOS
Falando em X-Games, não poderia deixar de elogiar a atuação da Loumar Turismo nesse evento. Enquanto muita gente reclama que os Jogos estão importando muitos serviços, em detrimento das empresas de Foz, a Loumar foi atrás e conseguiu se inserir no contexto. Sem politicagem. Na base da competência e de sua história de sucesso.

A agência iguaçuense é uma das vendedoras oficiais de ingressos antecipados, com exclusividade na Fronteira. Como tem forte atuação na web, tem conseguido clientes do Brasil inteiro. Talvez, até, do Exterior.

A grande sacada da Loumar são os pacotes atrelados ao ingresso. Quem compra ingressos com a Loumar, pode adquirir os tickets aéreos, hospedagem em hotéis de todas as classes e os principais passeios disponíveis no Destino Iguaçu.

É essa integração que sonhamos para a Copa e as Olimpíadas, quando os visitantes devem aproveitar a vinda para conhecer diversos destinos no Brasil. Que a experiência da empresa iguaçuense nos X-Games possa capitanear negócios também nesse outros dois eventos…

INCENTIVO
O Estado do Paraná está muito perto de aprovar uma Lei de Incentivo ao Esporte que vai revolucionar. A proposta é renunciar parte do ICMS em benefício de empresas quem investem no esporte. Em comparação com a Lei Federal, a Lei Estadual vai ter mais vantagem por poder incluir empresas com regime de apuração em Lucro Presumido. Cogita-se que até as microempresas poderão participar. Na Lei Federal, apenas empresas de Lucro Real podem participar. Isso restringe o grupo às grandes empresas e a outras de segmentos específicos.

Segundo me informou o Diretor Geral da Secretária de Esportes do Paraná, Diego Gurgacz, o incentivo deve colocar à disposição das instituições esportivas cerca de R$ 10 milhões anuais.

O projeto venceu a fase das audiências públicas e agora coleta sugestões da comunidade esportiva. O Executivo deve submeter o PL à Assembléia Legislativa dentro de uns 45 dias. Estima-se que, na metade do segundo semestre, tudo já esteja regulamentado para iniciar a captação.

FUTSAL
A antiga paixão iguaçuense parece que acabou, diante dos inúmeros equívocos cometidos pelos gestores esportivos, de 2002 para cá. O erro de se colocar duas equipes na Série Ouro de 2013 está prejudicando as duas equipes e deixando o torcedor confuso.

A maioria da torcida queria um único time, e sonhava que essa equipe fosse o Foz Futsal. No apagar das luzes, o Alviverde das Cataratas passou a ser o time oficial da cidade (apoiado pela Secretaria de Esportes), mas a torcida se mantém indiferente ao retorno da ex Máquina Mortífera.

Nos três jogos realizados até agora em Foz, o Foz Cataratas (ex Unipa) foi quem teve o maior público, jogando em uma sexta à noite, seu único jogo em casa, até o momento. Em dois jogos, o Foz Futsal jogou diante de um público vergonhoso para a história da equipe, mas tem melhor campanha que o Cataratas. Enquanto o Alviverde venceu dois jogos em casa e perdeu um, fora, o Foz Cataratas, formado por garotos, levou três goleadas.

Sábado, o Cataratas pode se recuperar, jogando contra o ACF (de Cascavel), no Costa Cavalcanti. Já o Foz Futsal vai até Maringá, pegar o time da casa, que se prepara para disputar a Liga, a partir do dia 15.

FUTSAL NA WEB
Mais uma vez, o site Futsal na Web (www.futsalnaweb.com.br) está transmitindo os jogos do Campeonato Paranaense de Futsal, via webTV. O veículo foi o único, até agora, a transmitir ao vivo as três rodadas da Série Ouro. Sábado, deve ocorrer mais uma transmissão, sempre privilegiando um dos grandes confrontos da rodada.

O projeto, que começou no ano passado, objetiva promover o futsal paranaense. A idéia, esse ano, é abranger outros campeonatos, além da Série Ouro, como as Taças Paraná.

Projeta-se, ainda, a criação de uma webTV com 24 horas de transmissão, abrangendo exclusivamente o futsal do Paraná.

Outra vantagem do projeto, é que outros sites e portais podem retransmitir a programação. O Portal Clickfoz é um dos parceiros e retransmite os jogos através do link www.clickfozdoiguacu.com.br/futsalnaweb.


Até mais!
Deixa Deus comandar o teu time no jogo da vida e seja um vencedor, sempre…
WASHINGTON SENA

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz