contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Procon de Foz do Iguaçu faz alerta para o dia dos pais Veja as dicas para não ter dor de cabeça com o presente

Veja as dicas para não ter dor de cabeça com o presente


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A chegada do mês de agosto, marca a comemoração do Dia dos Pais. É a hora dos filhos, algumas vezes acompanhados das mães, saírem às compras. Mesmo sendo uma data especial, o momento é de cautela na hora da escolha do presente, tanto pelos fatores econômicos como pelos direitos dos consumidores. 

Por isso, o Procon – Coordenadoria de Defesa do Consumidor , em Foz do Iguaçu recomenda que é preciso pesquisar, comparar preços e qualidade. Também é necessário evitar o endividamento e não assumir longas parcelas.  Nesse período, as lojas apresentam muitas sugestões e promoções, tudo para atrair a atenção dos consumidores e aquecer as vendas.

Especialmente nessas datas comemorativas, antes de escolher o produto ou contratar um serviço, o consumidor deve verificar se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra, nos quesitos preço, quantidade e qualidade e se é adequado ao perfil do pai a ser presenteado. Entre as dicas está a elaboração de uma lista com o que pode agradar ao seu pai e associar esse levantamento ao que seu orçamento permite gastar. As lojas devem estar atentas que é preciso exibir o valor dos produtos expostos nas vitrines e no interior do estabelecimento. 

É importante fazer pesquisa de preços. De acordo com diretor do Procon Foz, Sérgio Barros da Silva, “uma dica é pesquisar por meio de lojas virtuais. Essa é uma ferramenta que ajuda a ter uma noção dos preços que estão sendo praticados e também permite verificar as características do produto. É possível verificar os modelos que existem e as vantagens oferecidas a cada um”, orienta Sérgio Barros. No caso de roupas, calçados e acessórios pergunte se a loja aceita trocas caso o presente não agrade ou não sirva. Se aceitar, é necessário que a informação conste na nota por escrito ou na etiqueta, bem como as condições e prazos para efetuar a troca.

Se o presente apresentar defeito atente-se para os prazos: 30 dias para reclamar de problemas aparentes e de fácil constatação em caso de produtos não duráveis – como bebidas, perfumes, chocolates – e 90 dias para produtos duráveis – como roupas, calçados, aparelhos celulares. Nas compras realizadas pela TV, telefone, internet, catálogo, vendedor de casa em casa: o consumidor tem direito de arrependimento e pode cancelar a compra, desde que o faça no prazo de 07 dias a contar da data da assinatura do contrato ou do recebimento da mercadoria. Valores eventualmente pagos devem ser devolvidos e o fornecedor não pode cobrar multa pela desistência.

Para produtos eletrônicos, vale pedir para que a peça seja testada. Verifique o funcionamento antes de levar para casa. Veja se o produto está acompanhado do certificado de garantia, preenchido corretamente, além do manual de uso em português e a nota fiscal. E atenção, os produtos de mostruário podem ser mais baratos, porém podem apresentar defeitos, como por exemplo, TV com a tela riscada e etc. Se o consumidor estiver ciente de que estará pagando mais barato em decorrência disso, não terá direito de reclamar depois.

Os consumidores que tiverem dúvidas ou reclamações devem procurar o Procon de Foz do Iguaçu, na avenida Brasil, 1.172, centro. Os telefones para contato são o 2105-8700 e 0800 45 1512 ou ainda pelo e-mail proconfi@pmfi.pr.gov.br. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, por meio de senha, que é distribuída pela recepcionista.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz