contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Professores promovem semana de mobilização em defesa da educação Segundo o sindicato, atrasos e falta de pagamentos afetam o trabalho dos educadores e o funcionamento das escolas

Segundo o sindicato, atrasos e falta de pagamentos afetam o trabalho dos educadores e o funcionamento das escolas


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Os educadores de Foz do Iguaçu e região realizam uma semana de mobilização contra o atual modelo de gestão promovido pelo Governo do Paraná. As atividades acontecem entre os dias 02 e 07 de fevereiro, contando com distribuição de uma carta pública, reunião da categoria, ato público e culminam com a participação dos educadores da região na Assembleia Estadual da categoria, que acontece no município de Guarapuava.
 

Foto: Marcos Labanca
Categoria aponta diversos problemas na educação

O movimento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, com o objetivo de denunciar e enfrentar os problemas que afetam o funcionamento das escolas e comprometem os direitos dos trabalhadores da educação.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato/Foz, Fabiano Severino, a lista de problemas na educação já era grande e tem se tornado ainda maior desde o ano passado, por conta de medidas adotadas e pelo não cumprimento de acordos com a categoria por parte do Governo do Estado.

“A escola pública corre sério perigo no Paraná, pois a visão do atual governo não prioriza o serviço público e o atendimento à população e sim a arrecadação e os acordos com os grandes grupos econômicos. Há poucos dias da volta às aulas, o clima é de incerteza e descontentamento entre os profissionais e de total desorganização na gestão do Governo do Estado”, enfatiza Fabiano Severino.

Durante as atividades realizadas pela APP-Sindicato/Foz, estarão presentes representantes da categoria dos nove municípios de abrangência do Núcleo Sindical, sendo, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

LISTA DE PROBLEMAS – O dirigente sindical aponta diversos problemas decorrentes da atual gestão da educação: suspensão da distribuição de aulas aos PSS (contratos temporários), atraso no pagamento do salário e não pagamento da rescisão e do terço de férias aos PSSs que tiveram contratos interrompidos em dezembro, dívida de mais de 70 milhões em promoções e progressões aos educadores, funcionários das escolas sem o pagamento do auxilio alimentação referente a dezembro, escolas sem recebimento das parcelas do fundo rotativo de 2014, falta/atraso de pagamento do Serviço de Atendimento è Saúde (SAS) deixando os servidores sem acesso ao serviço de saúde em todo o Estado.

Com efeito, além das incertezas vivenciadas pelos educadores, muitas escolas não puderam fazer ou concluir reformas e melhorias na infraestrutura já que não receberam os recursos do fundo rotativo. Além disso, o Governo do Paraná determinou um remanejamento para diminuir turmas, resultando na superlotação em várias salas de aula. A Semana Pedagógica sofreu uma redução para menos da metade do período programado, prejudicando a formação dos profissionais e o planejamento do ano letivo.

SEMANA DE LUTA – A partir de hoje, 02 – Divulgação de carta pública para a imprensa e a comunidade local denunciando os ataques do governo Beto Richa contra a educação.

Terça-feira, 03 – Reunião ampliada do Conselho Regional para o coletivo levantar propostas para o conselho e assembleia estadual da APP, que acontecem nos dias 06 e 07.

A pauta da assembleia abrange informe e deliberação sobre as negociações com o governo, Semana Pedagógica e mobilizações durante este período, além da definição das propostas dos educadores da região que serão apresentadas ao Conselho Estadual e durante a Assembleia Estadual, que acontecem nos dia 06 e 07 deste mês, reunindo os trabalhadores da educação de todo o Paraná.

Quarta-feira, 04 – Ato Público em defesa dos direitos dos trabalhadores (as) da educação pública do Paraná. A concentração será em frente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE), às 16 horas, seguida de  panfletagem no centro da cidade.

Quinta e sexta-feira, 05 e 06 – “Dia D” na escola: Debate na “semana pedagógica” sobre a pauta de lutas para 2015.

Sábado, 07– Assembleia Estadual em Guarapuava. A APP-Sindicato/Foz irá dispor de ônibus gratuito que saíra de Foz do Iguaçu, na sexta-feira, dia 06, às 23h50, em frente ao Santi Móveis, na rua Almirante Barroso.

 
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz