contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Programa trinacional de artesanato inaugura nova sede em Foz do Iguaçu Ñandeva, coordenado pelo Sebrae/PR e FPTI, também realizará encontro de gestores brasileiros

Ñandeva, coordenado pelo Sebrae/PR e FPTI, também realizará encontro de gestores brasileiros


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Cerca de 45 gestores brasileiros do Programa Trinacional de Artesanato, o Ñandeva, estarão reunidos na quinta-feira (19), em Foz do Iguaçu, para a realização de planejamento participativo. O encontro acontece das 8h30 às 15 horas, no escritório do Sebrae/PR do município. Dentro da programação do dia, os integrantes brasileiros do Ñandeva irão validar o Plano Diretor 2010/2014, constituir o Comitê Gestor, eleger a entidade para governança do Programa no Brasil, além de elaborar o Plano de Ações vigente para 2010 e 2011.
 
Além dos gestores brasileiros também estarão presentes no encontro líderes do Programa Ñandeva na Argentina e Paraguai. “O Programa foi criado para fortalecer o artesanato da Região Trinacional do Iguassu. Assim, o diálogo entre os países é constante, entretanto, trabalhamos com planos focados em cada um dos países envolvidos, respeitando a identidade cultural, potencialidades e necessidades de cada um”, destaca a coordenadora geral do Programa, Ana Cristina Nóbrega.
 
Depois da programação no escritório do Sebrae/PR, os participantes do planejamento participativo seguirão ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para conhecerem as novas instalações da sede do Ñandeva. A solenidade está marcada para as 16h30 e são esperadas cerca de 150 pessoas, entre lideranças, artesãos, representantes de entidades parceiras e comunidade.
 
Inauguração – O local escolhido como sede do Programa Ñandeva funciona há três anos dentro do PTI, anexo à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Chamado de Centro de Tecnologia para o Artesanato (CTA), o espaço foi criado com o objetivo de gerar e transferir tecnologias de artesanato aos artesãos envolvidos. Nesse espaço inicial, cedido pelo PTI, já foram capacitadas mais de 3 mil pessoas.
 
“Com o volume de atendimentos e intensa procura, o espaço foi melhorado e ampliado. Ainda dentro do PTI, a nova sede trará mais oportunidade de desenvolvimento para o setor, uma vez que duplicamos a área construída e estruturamos uma sala completa para o laboratório de marcenaria, que era uma das maiores necessidades dos artesãos”, avalia Ana Cristina Nóbrega. No CTA, funcionam laboratórios de marcenaria, cerâmica, fios e tecidos, joalheria, fibras e couro.
 
A inauguração também virá atrelada ao lançamento do livro “Ñandeva, Todos nós!, İTodos nosotros!”, que conta a história dos três primeiros anos de desenvolvimento do Programa na região do Iguassu e expõe 127 trabalhos, dentre artesãos brasileiros, paraguaios e argentinos.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz