Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Programação celebra o Dia Nacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo Atividades reúnem apresentações, debates, oficina, filme e interferências públicas

Atividades reúnem apresentações, debates, oficina, filme e interferências públicas


Por: Leca

Publicado em:

O circo e o teatro são linguagens artísticas que acompanham a história humana, ligada a elementos de representação, magia e criatividade, capazes de refletir e reinventar a própria vida. Para celebrar estas manifestações artísticas, entidades culturais, produtores e instituições da cidade apresentam uma programação cultural para marcar o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorados oficialmente em 27 de março.
 

Serão promovidas peças de teatro, debates, oficina, exibição de filme e interferências em locais alternativos, por meio de uma agenda de seis dias, realizada de 22 a 27 de março. As atividades acontecem em diferentes espaços, espalhados por toda a cidade, como teatros, universidades, centros comunitários, além de uma praça e uma avenida que serão convertidas em palco.

O objetivo da programação é oferecer espetáculos cênicos para toda a população, como forma de difundir e promover o teatro e o circo, além de valorizar o trabalho de grupos e companhias que atuam no município. Como explica a atriz Rosangela Rocha, diretora da Casa do Teatro e uma das produtoras do evento, a iniciativa proposta pretende alcançar todos os públicos. “Elaboramos uma programação diversificada e inteiramente gratuita. Com isso, queremos demonstrar que o teatro e o circo são artes que devem estar presentes no cotidiano das pessoas, por meio de programas que garantam a universalidade de acesso a essas manifestações”, reflete Rosangela.

Neste mesmo sentido, o artista circense Reginaldo Silva afirma que as comemorações são necessárias para a partilha da arte com o público e para se ressaltar a importância das linguagens cênicas. “Entendemos que todo o dia é dia de teatro e circo. São artes que levam alegria e fazem as pessoas sonhar, e, por isso, devem estar presentes no dia a dia de todos”, enfatiza Reginaldo, que faz parte da Trupe Luz da Lua, grupo de circo proponente das celebrações artísticas.

As ações em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo são realizadas de forma colaborativa, envolvendo diversas entidades culturais e instituições, entre elas, a Casa do Teatro, Trupe Luz da Lua, Fundação Cultural, Unila, SDS Cia Teatral, Cia. A vida é sonho, Cia de Teatro Amadeus, Colégio Monsenhor Guilherme, Associação Guatá, Casa da América Latina, Projeto Plugado!, Biblioteca CNI, Centro de Cultura Popular e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A professora Angela Souza, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unila, uma das instituições responsáveis pela programação, destaca a contribuição cultural proporcionada pelo evento. “Além dos espetáculos e discussões sobre as artes cênicas e circenses destinadas à população, também vale destacar a importância destas comemorações para os grupos de teatro e circo da cidade e sua relação com a comunidade. É aberto um caminho muito rico de integração destes grupos com toda a comunidade trinacional, pensado de forma a estabelecer um processo permanente, que permanecerão abertos mesmo depois da última apresentação, no dia 27”, reflete a professora Angela.

Além da agenda de atividades desenvolvidas em Foz do Iguaçu, a mobilização a favor do teatro e do circo também inclui uma viagem em caravana para Toledo, na noite de 26 de março. O grupo irá assistir ao monólogo “O Andante”, protagonizado pelo ator Elias Andreatto. Os ingressos são gratuitos e os interessados deverão contribuir apenas com o custeio do deslocamento até a cidade vizinha.

ESPAÇOS – As ações comemorativas ao teatro e ao circo serão desenvolvidas no Teatro Barracão, no Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme e na Sala de Teatro do Iguassu Boulevard, na Biblioteca Comunitário CNI do bairro Cidade Nova, nos campi da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz), na Praça da Bíblia e na Avenida Brasil, na região central.

A inclusão do anfiteatro do Colégio Monsenhor Guilherme é um diferencial da agenda artística proposta. O equipamento ir receber peças das companhias locais, visando à  valorização deste espaço público como sendo um local para a prática das artes cênicas. Com capacidade para 250 pessoas e dispondo de todos os recursos técnicos, o anfiteatro pertence a uma das instituições de ensino mais antigas da cidade.

TEATRO NA PRAÇA – No dia 27 de março, às 20 horas, acontece o encerramento das atividades em comemoração Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo,  com a apresentação da peça "A Pereira da Tia Miséria", do grupo Ás de Paus, da cidade de Londrina. O trabalho será encenado na Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barracão, com a intenção de aproximar a população de diferentes origens e idades, demonstrando que o teatro é uma arte popular que pode ser praticada de forma bem abrangente.

 

Foto: Arquivo Ás de Paus
Peça “A Pereira da Tia Miséria”, do grupo Ás de Paus, fará o encerramento das atividades do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo

A peça mostra a fome personificada em uma criança nascida da miséria, que separou-se de sua mãe e passou a percorrer pelo mundo. O enredo lança muitas reflexões sobre a vida e a condição humana, através de uma linguagem bela e acessível.  O texto é uma adaptação para o teatro de rua, baseado em conto de domínio público espanhol, traduzido pela escritora e diretora paulista Yara Maria Camillo.

A obra venceu o Troféu Gralha Azul 2010, principal premiação das artes cênicas no Paraná, nas categorias de melhor espetáculo, ator (Guilherme Kirchheim) e figurinos (Alex Lima).

SOBRE A DATA – O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, França. Desde então, atores, dramaturgos, e produtores promovem atividades especiais para comemorar esta que uma das principais formas da criação humana.

O Dia Nacional do Circo surgiu como sendo uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, nascido em 27 de março de 1897, em São Paulo. O artista é considerado um dos relevantes palhaços do país, reconhecido por sua capacidade cômica e com a sua habilidade como ginasta e equilibrista. Piolin, além de levar riso e alegria a muitas pessoas, também influenciou várias gerações de artistas circenses. Hoje, a data de seu nascimento foi convertida em um dia de celebração a todos os praticantes do fantástico mundo do circo.

PROGRMAÇÃO:

Sexta-feira, dia 22

Miniauditório da Unioeste/Foz – 19:30h
– Sessão de cinema com o filme “Eles não usam black-tie” e roda de conversa sobre a produção artística e teatral de Gianfrancesco Guarnieri.
– Circulação solidária do livro “Crônicas – 1964”, de  Gianfrancesco Guarnieri, publicado pela Editora Xamã. Os exemplares da obra serão fornecidos a R$ 1,00.

Sábado, dia 23

Avenida Brasil, Centro – 10:30h
– “Parada das Artes”, com interferências de circo, atividade lítero-poético-teatral, panfletagem e mobilização.

Sala de Teatro do Iguassu Boulevard – 20h
– Ensaio aberto da peça “As mulheres”, da Cia. A Vida é Sonho.

Entrada gratuita, mediante a doação de doces, ovos de Páscoa e livros infantis.

Domingo, dia 24

Unila-Caixa no Bairro: Biblioteca Comunitária CNI (Cidade Nova), 17h
– Apresentação de circo, com a Trupe Luz da Lua.
– Performances do Projeto Panambi.
– Apresentação dos Projetos de Extensão da Unila.

Segunda-feira, dia 25

Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 08:30h
– Apresentação de circo, da Trupe Luz da Lua.

Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 10h
– Peça “Palavra Encantada”, com o grupo Plugado! Unila.

Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 19:30h
– Peça “Como num filme”, da SDS Cia. Teatral.

Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 20:30h
– Peça “Coisas de mulher”, da Cia. de Teatro Amadeus.

Terça-feira, dia 26

Unila Centro – 14h
– Debate “A produção cênica contemporânea”, com a professora Diana Araujo Pereira (Unila).

Teatro Municipal de Toledo, 20h
– Caravana para assistir ao monólogo “O Andante”, de Elias Andreatto.

Ingresso gratuito. Custo do deslocamento, R$ 20,00.

Quarta-feira, dia 27

Sala de Teatro do Iguassu Boulevard – 09h
– Oficina de teatro a professores da rede municipal de educação.

Teatro Barracão, 19h
– Bate-papo com companhias, artistas e produtores teatrais iguaçuenses.

Teatro na Praça – Teatro Barracão, 20h
– Peça “A Pereira da Tia Miséria”, do grupo Ás de Paus, de Londrina (PR).

Informações:

(45) 3572-1473 e diateatro-circofoz@hotmail.com e casadoteatrofoz@hotmail.com

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz