contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Projeto de enfrentamento à exploração sexual de jovens é lançado no Paraná Iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Sistema S, o projeto oferta formação profissional e educação básica para os jovens. O lançamento foi na segunda-feira (14), no Cietep, em Curitiba

Iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Sistema S, o projeto oferta formação profissional e educação básica para os jovens. O lançamento foi na segunda-feira (14), no Cietep, em Curitiba


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Cursos de formação profissional, educação básica continuada e noções de empreendedorismo, além de atendimento psicossocial, de saúde e apoio às famílias. Essas são as ações ofertadas pelo programa Vira Vida, para inserir no mundo do trabalho jovens e adolescentes, de 16 a 21 anos, que vivem em situação de exploração sexual. Iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com entidades do Sistema S, órgãos governamentais, ONGs e entidades sociais, o projeto já está implantado em sete estados. O lançamento no Paraná aconteceu nesta segunda-feira (14), no Cietep, em Curitiba.

“Dou apoio entusiasmado a esse projeto e gostaria de vê-lo implantado em todas as cidades do Estado”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “É uma iniciativa de resgate às vítimas de abuso e exploração sexual, com engenhoso trabalho de apoio profissional, feito por quem entende de profissionalização”, afirmou Rocha Loures. Inicialmente o projeto será implantado em Curitiba e Foz do Iguaçu, com a meta de atender inicialmente a 100 jovens.
 
Empresas – Iniciado há dois anos, o Vira Vida já está sendo executado em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Brasília, Teresina e Salvador, e está iniciando em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Até agora contabiliza 628 jovens e adolescentes atendidos. A meta é chegar a 1.600 jovens este ano.  Para a secretária estadual da Criança e da Juventude, Thelma Alves Oliveira, um dos grandes diferenciais do projeto é o envolvimento das indústrias. “É importante salientar a presença do setor produtivo numa iniciativa essencialmente social”, disse ela. O projeto, segundo Thelma, irá se somar a outras ações já desenvolvidas pelo governo e pelas prefeituras, fortalecendo a rede de enfrentamento do problema. “O envolvimento da sociedade é fundamental para isso”, salientou.
 
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, e o diretor da Fundação de Ação Social (FAS), de Curitiba, Leandro Nunes, confirmaram o apoio ao projeto, destacando a importância das ações. “Na área de Foz do Iguaçu, de tríplice fronteira, os desafios são enormes. Historicamente, o Brasil não deu aos jovens atenção e ferramentas para se defenderem dos violadores. Hoje o governo federal tem feito esforços para a inclusão, mas ainda temos muito a fazer. Principalmente porque a exploração sexual comercial está quase sempre relacionada ao tráfico de pessoas e de drogas e à criminalidade”, disse Brasileiro.
 
Participaram do lançamento do programa os diretores do Sesi-PR, José Antônio Fares, e do Senai-PR, João Barreto Lopes; o presidente do Conselho Regional do Sesi, Edson Campagnolo, além de representantes de entidades do Comércio e do Sebrae.
 
Próximos passos – Já na solenidade de lançamento, os representantes do Sistema S e das prefeituras de Foz e Curitiba formalizaram a adesão ao projeto. À tarde, entidades que atuam com jovens e adolescentes que tenham o perfil para o atendimento do projeto, receberam informações detalhadas do projeto. Será celebrado com essas entidades um convênio de cooperação, para que indiquem os jovens a serem inseridos no programa. A partir disso, será formatado curso específico para atender aos jovens com formação e inserção no mundo do trabalho.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz