Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Projeto de extensão “Língua Portuguesa para a UNILA” é premiado em Santa Catarina Prêmio foi entregue durante o 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)

Prêmio foi entregue durante o 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)


Por: Leca

Publicado em:

O projeto de extensão Língua Portuguesa para a UNILA, coordenado pelo professor de Línguas André Luiz Aguiar, com participação do professor externo Fleide Daniel Santos de Albuquerque, foi premiado na semana passsada durante o 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo do Seminário era proporcionar a troca do conhecimento entre extensionistas das universidades públicas da região Sul por meio de minicursos, oficinas, apresentações orais e apresentações culturais, além de promover a integração dos participantes e das universidades com a comunidade. Além deste projeto, outros três participaram.

Foto: Unila
Entrega de certificados às professoras da escola argentina durante encerramento de etapa do projeto neste ano

 

Para a pró-reitora de extensão Angela Maria de Souza, o prêmio, que foi na categoria Comunicação, é o reconhecimento pela excelente apresentação no evento, realizada pelas bolsistas do projeto Cynthia Luna Montalbetti, acadêmica de Ciência Política e Sociologia, e Emanuely Duarte, acadêmica de Letras. “O prêmio é dado pela apresentação, mas essa reflete todo o compromisso e dedicação dos envolvidos no projeto, além de refletir os próprios objetivos relevantes do projeto. É um reconhecimento público importante e bastante motivador”, coloca.

Outro ponto destacado por Angela é referente à importância da UNILA em participar do evento. “O Seminário é uma mostra de projetos de extensão que têm sido realizados em todas as instituições públicas, entre institutos, escolas técnicas e universidades, do sul do país. Permite muitas trocas e intercâmbio entre aqueles que participam, seja gestores, acadêmicos e docentes. Ainda, permite que conheçamos outras estratégias de projetos de extensão e de pró-reitorias relativas a financiamentos, estrutura da área e sinergias possíveis com a comunidade”, finaliza.

Segundo o professor André Luiz Aguiar, o ponto forte da apresentação constituiu na estratégia de mostrar parte do um vídeo que vem sendo produzido durante as aulas de do projeto, tendo como protagonistas as bolsistas e estudantes intercambistas de diversos países europeus e latino-americanos. “O vídeo é uma síntese transversal de como é possível pensar a aprendizagem de Línguas e suas respectivas interdisciplinaridades. Inclusive, é importante mencionar a participação dos estudantes do curso de Cinema Carlos Cezare, Maurício Ferreira e Leandro Morais, e e Leandro Siqueira, do curso de Geografia, na construção de um projeto voltado para os saberes coletivos e transdisciplinares”, coloca.

Sobre o projeto – Hoje, o projeto de extensão atende a 350 pessoas por semestre, entre os moradores de Foz do Iguaçu, Cuidad del Leste e Puerto Iguazu, além de ter consolidado parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais, tais como o Consulado do Paraguai e a Fundação de Cultura, na cidade de Foz do Iguaçu, e AIESEC, uma das mais renomadas associações intercambistas do mundo.

Participação – O evento contou com a participação de quatro projetos da UNILA. O projeto Panambi II, coordenado pela professora senior Alai Garcia, ofertou um minicurso e outros três projetos participaram da sessão de comunicação oral. Além de Língua Portuguesa para a UNILA, apresentaram seus projetos Valores Linguísticos na Tríplice Fronteira, coordenado pelo professor Thiago Bolívar, e Desmistificando a Análise Econômico-financeira Pessoal: Uma Assessoria Econômico-financeira à Comunidade de Foz do Iguaçu, coordenado pelo professor Wolney Carvalho.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Logo do ClickFoz