contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Projeto de visitas aproxima a Unila de estudantes do ensino médio Somente este ano, cerca de 400 jovens estiveram conhecendo as dependências da Universidade

Somente este ano, cerca de 400 jovens estiveram conhecendo as dependências da Universidade


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Todos os anos, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) recebe caravanas de estudantes que vêm até Foz do Iguaçu para conhecer a Instituição. Esses jovens são alunos do ensino médio, em busca de informações que os ajudem a tomar uma importante decisão: qual curso e em que universidade vão estudar. Na última semana, foi a vez de 182 estudantes do Cursinho Maximize, de São Paulo, virem conhecer pessoalmente a Unila e tirar dúvidas sobre formas de ingresso, cursos de graduação ofertados, políticas de assistência estudantil e, também, sobre a cidade em que poderão morar.

A atividade fez parte do projeto de extensão Visitas Programadas, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) desde 2014. O grupo veio em quatro ônibus e fez a visita na unidade do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Eles foram recepcionados pela equipe da SECOM, juntamente com os bolsistas do projeto, Lucas Arantes Miotti e Marcelle Ferreira de Araújo Andrade, que atuaram como guias durante todo o trajeto, repassando informações aos visitantes e tirando dúvidas.

Após um tour pelo PTI, o grupo também foi guiado a uma visita panorâmica à Barragem de Itaipu. Para fechar o passeio, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do Grupo de Maracatu Alvorada Nova.

O projeto – As visitas programadas são desenvolvidas pela SECOM no intuito de aproximar a Universidade da comunidade, bem como de fornecer informações úteis para os jovens que estão em fase de conclusão do Ensino Médio e, muitas vezes, não conhecem as oportunidades que o ensino superior pode proporcionar.

Somente em 2016, a Unila já recebeu, no total, 396 visitantes, de diversos colégios estaduais de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, Sesi, além do Cursinho Maximize. Para os meses de julho e agosto já estão confirmadas visitas de estudantes de Medianeira, município localizado a cerca de 60 km de Foz do Iguaçu.

Conforme explica o secretário de Comunicação Social, Anderson Andreata, o projeto entra em seu terceiro ano e mostra-se cada vez mais consolidado e eficiente. “Entendemos que o importante é manter a Universidade de portas abertas, para que todos que tenham interesse possam conhecê-la”, destaca. Ele lembra que inicialmente o objetivo era convidar as escolas para virem até a Universidade. “Agora, também estamos abrindo outras frentes de trabalho, para atender a demandas que surgem naturalmente, com focos específicos. Um exemplo é uma turma de Arquitetura de outra universidade de Foz do Iguaçu que tinha interesse em conhecer uma biblioteca pública, em função de um projeto que estavam elaborando para a Prefeitura”, citou.

De acordo com o secretário, o resultado é positivo externa e internamente. “Dentro da própria Universidade, outros setores se unem a nós neste trabalho. Seja na unidade do PTI ou do Jardim Universitário, os técnicos de diversas áreas, como Biblioteca, laboratórios, transporte e outros, têm se engajado nesta atividade e nos dado todo o suporte”, completa.

A atual coordenadora do projeto, Edina Dorilda de Oliveira, explica que a visita consiste em demonstrar, in loco, a infraestrutura e o funcionamento da Universidade, percorrendo com os estudantes os mais diversos espaços: biblioteca, laboratórios, salas de aula, espaços de convivência, entre outros. “Para completar, nossos bolsistas fazem uma apresentação sobre a Unila, um bate-papo de estudante para estudante, bem mais informal e descontraído, o que promove uma ótima interação entre todos os participantes do processo e enriquece a experiência”, destaca.

Como funciona – O procedimento para conhecer a Unila é bem simples. Basta o responsável pelo grupo entrar em contato com a SECOM pelo e-mail comunicacao@unila.edu.br, e informar o objetivo e as características da visita. Assim, a equipe verificará as datas disponíveis e retornará o contato, de maneira a atender a solicitação da forma mais proveitosa possível.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz