Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Projeto Plugado! está com inscrições para cursos de artes nas escolas Oficinas artísticas serão oferecidas em 10 escolas estaduais

Oficinas artísticas serão oferecidas em 10 escolas estaduais


Por: Leca

Publicado em:

 

 
Contribuir para transformar as escolas em centros de produção e de irradiação de arte e cultura para toda a comunidade. Com este objetivo, o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! está com inscrições abertas para os cursos e atividades artísticas, realizadas em dez escolas da rede pública estadual de educação, distribuídas por todas as regiões da cidade. 
 
Foto: Casa do Teatro
Inscrições para oficinas de arte, realizadas no Colégio Três Fronteiras.

As oficinas são inteiramente gratuitas, dirigidas a estudantes das séries finais do ensino fundamental e do nível médio, envolvendo as áreas de teatro, dança, mídias e cultura hip hop. Os conteúdos abrangem as técnicas e ferramentas necessárias para o fazer artístico em cada segmento, com ênfase na produção de espetáculos e peças e na formação de grupos culturais comunitários.

O projeto Plugado! é desenvolvido através da parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, contando com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
 
Os cursos artísticos são promovidos durante o período da tarde, em espaços cedidos pelas escolas. Nesta etapa, Plugado! será mantido nos seguintes colégios estaduais: Barão do Rio Branco, Carlos Drummond de Andrade, Cataratas do Iguaçu,  Flávio Warken, Jorge Schimmelpfeng, Monsenhor Guilherme, Paulo Freire, Tarquínio Santos e Três Fronteiras. As atividades dirigidas a alunos do Colégio Ipê Roxo serão realizadas em espaços comunitários do bairro Cidade Nova.
 
Como explica Rosangela Rocha, coordenadora do projeto, o objetivo é criar uma rede de mobilização cultural, que produza arte e também promova intervenções nas escolas e comunidade. “Além de possibilitar a democratização artística e cultural, Plugado! oferece uma série de intervenções para estimular o protagonismo e a participação social da juventude”, revela Rosangela.
 
Neste sentido, além da formação pelas artes, o programa oferece terapias coletivas denominadas de “Rodas de Conversa”, que visam à reflexão, medicação de conflitos e sensibilização em torno de temas de importância para a juventude, como violência e cultura de paz, cidadania e participação social, sexualidade, preconceitos, entre outros assuntos. Além das discussões, os jovens organizam ações para superar os impasses tratados nas rodas.
 
A agente cultural Gabriela Fernandes de Souza acredita que as iniciativas do projeto Plugado! estimulam a circulação artística e cultural no ambiente escolar e também promovem vivências e trocas. “Em minhas atividades nas escolas, não vou repassar apenas o que aprendi no projeto, mas também aprender e interagir com os demais estudantes e com as diversidades culturais existentes”, revela a estudante do Colégio Estadual Paulo Freire, localizado na região da Vila “C”.
 
Foto: Casa do Teatro
Projeto Plugado! estimula a produção e a apresentação de peças de teatro e dança nas escolas e comunidades

 

As oficinas nas escolas são ministradas por estudantes das próprias instituições de ensino, que durante o segundo semestre do ano passado passaram por formação para atuar como multiplicadores dos conteúdos culturais. Durante os cursos, os agentes culturais são    acompanhados de arte-educadores e monitores. Cada um desses agentes juvenis recebe uma bolsa mensal de R$ 100,00, como forma de incentivo à participação no projeto e de complementação da renda familiar.
 
Realizado desde o ano de 2009, o Plugado! já atendeu cerca de 800 estudantes com oficinas de artísticas e de cidadania. O projeto é reconhecido como uma tecnologia social reaplicável pela Fundação Banco do Brasil e também foi contemplado com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na primeira edição desta chancela nacional.
 
OFICINAS – As oficinas de teatro são baseadas em diversas técnicas e métodos do fazer cênico, principalmente, o Teatro do Oprimido. Além de exercício, jogos e práticas teatrais voltadas à formação do ator, também são trabalhados laboratórios de montagem das peças. A dança percorre por diferentes modalidades e segmentos da expressão, envolvendo dança contemporânea, jazz e os conteúdos clássicos. Ao final de cada etapa de formação, os participantes das oficinas produzem espetáculos de dança e teatro que são apresentados através de uma agenda nas escolas e comunidades.
 
Foto: Casa do Teatro
Detalhe da apresentação de dança “1964: Construção”, encenada por estudantes das escolas estaduais

O módulo de cultura hip hop oferece oficinas de disk jockey (DJ), onde os participantes irão operar instrumentos como pick up e mixer e realizar a manipulação digital de músicas e efeitos sonoros. Já o street dance e o break exploram os movimentos, a ginga e os passos que integram os conceitos da arte urbana do hip hop.

 
O programa de mídia promovido pelo projeto Plugado! aborda temas conceituais sobre a comunicação e a imprensa alternativa, além de ofertar cursos introdutórios em fotografia, produção em vídeo e edição e gestão de webrádio.
 
Os estudantes das escolas atendidas interessados em inscrever-se nas oficinas poderão mandar e-mail para o endereço casadoteatrofoz@hotmail.com ou entrar em contato pelo telefone (45) 3572-1473.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz