Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Projeto "Plugado!" transforma vida de jovens iguaçuenses Após seis meses do projeto, o desempenho escolar dos participantes melhorou e a convivência com os pais ficou mais tranquila

Após seis meses do projeto, o desempenho escolar dos participantes melhorou e a convivência com os pais ficou mais tranquila


Por: Garon Piceli

Publicado em:

O “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, mantido pela Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) e pela Casa do Teatro, está transformando jovens carentes de Foz do Iguaçu.

De meninos e meninas tímidas, após os seis primeiros meses do projeto, o desempenho escolar melhorou, a convivência com os pais ficou mais tranquila e o censo crítico mais aguçado. 

Apesar da pouca idade são responsáveis por ministrar aulas de teatro e dança para crianças e aos próprios colegas de sala. O resultado do trabalho desses garotos e garotas poderá ser conferido nos dias 14, 15 e 16 no Teatro Barracão. Mais de 100 adolescentes subirão ao palco para encenar vários espetáculos.

Tiago Lizarte, no período da manhã é um simples aluno do Ensino Médio no Colégio Barão do Rio Branco. Mas à tarde, o comportamento muda e ele passa ser o professor de teatro dos amigos. “Dou aula até para a minha namorada”, conta. 

A universitária
– Giovana Ritchiely Freire, é a única plugada universitária. A acadêmica de pedagogia dá show nas aulas. Ela une a teoria repassada pela faculdade com a prática teatral. “Tenho 20 alunos entre 11 e 14 anos”, diz.  

Para Giovana, é muito gratificante compartilhar um pouco do conhecimento com outras pessoas. “Faço teatro há pouco mais de dois anos. E, agora, posso repassar para as crianças. Elas estão bem animadas”, relata.

Movimentação Cultural – De acordo com a diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, o projeto mudou o perfil dos adolescentes. “Estão mais soltos. Mais felizes e muito mais responsáveis”, frisou. 

Para Arinha, toda esta transformação foi possível graças ao apoio da Itaipu. Além das aulas, nestes seis meses, os adolescentes organizaram dois eventos. O primeiro reuniu 250 jovens no Refúgio Biológico e no outro, mais de 2 mil meninos e meninas participaram do Festival Fala aí!. A atividade contou com a presença do vocalista da Banda Detonautas, Tico Santa Cruz.  Ainda, foram realizadas dezenas de oficinas. “Itaipu é a responsável pela movimentação cultural desta cidade”, pontua.

Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, afirma que, a Itaipu é parceira do Plugado! por ser um projeto que incentiva a juventude a participar de ações sociais e comunitárias como medida de prevenção e enfrentamento da violência.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz