Previous slide
Next slide

Projeto Rio 2016 prevê intervenções na área ambiental e no sistema de transportes

Previous slide
Next slide

O projeto do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi apresentado nesta sexta-feira (13). A capital fluminense é uma das quatro cidades finalistas na disputa para ser sede da Olimpíada. Segundo o documento, já entregue ao Comitê Olímpico Internacional, o Rio já conta com 74% das instalações esportivas exigidas para a competição e precisará construir apenas os 26% restantes.

Entre as ações previstas para a cidade estão a preservação da Floresta da Tijuca, com o plantio de 24 milhões de árvores até 2016, a reforma completa e a ampliação da capacidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim para 25 milhões de passageiros por ano e a revitalização do sistema de transporte público.

O projeto para a área de transportes destaca o chamado anel de transporte de alta capacidade, que irá interligar os sistemas rodoviário, metroviário e ferroviário. Também está prevista a revitalização das linhas de metrô e trem, além da instalação de três sistemas de bus rapid transit, que promete oferecer um serviço de ônibus melhor do que o dos coletivos normais.

No que se refere ao aspecto político-econômico, o relatório destaca o apoio dado pelas três esferas governamentais e pela população à candidatura do Rio e cita, como um trunfo, a atual situação econômica do país, que, de acordo com o documento, passa por um “bom momento”. Na parte de segurança, o dossiê Rio 2016 informa que pretende prosseguir com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

O relatório aposta ainda na experiência acumulada com os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e nas instalações construídas para aquela competição, que serão integralmente aproveitadas para a Olimpíada.

Entre as novas instalações que deverão ser construídas estão um centro olímpico de treinamento, com capacidade para receber atletas de 22 esportes olímpicos, e um parque de esportes radicais no bairro de Deodoro, na zona norte da cidade.

Estima-se que sejam gerados 65 mil empregos nas áreas de evento, turismo e operação das instalações olímpicas. Quase 50 mil pessoas também deve ser qualificadas para os Jogos Rio 2016.

O Rio concorre com as cidades de Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Chicago (Estados Unidos). A cidade selecionada para sediar os Jogos será anunciada em 2 de outubro deste ano.

Previous slide
Next slide