Previous slide
Next slide

Projeto Viva o Verão reúne 10 mil pessoas nas praias da Costa Oeste

Previous slide
Next slide

Itaipu Binacional
Futebol de areia esquenta a disputa em São Miguel e Diamante D’Oeste

Cerca de 10 mil veranistas participaram, no fim de semana, das atividades do projeto Viva o Verão 2009, desenvolvidas simultaneamente nas praias artificiais do Lago de Itaipu, no Oeste do Paraná. O projeto da Paraná Esporte, com apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Municípios Lindeiros, aportou nos terminais turísticos de São Miguel do Iguaçu, Diamante d’ Oeste e Marechal Cândido Rondon.

Na Costa Oeste, as atividades envolveram esporte, ações de saúde e de educação ambiental. São Miguel, a 40 quilômetros de Foz do Iguaçu, recebeu o maior número de visitantes. Segundo Marlos Alexandre Favreto, da comissão organizadora do evento, a praia registrou movimento superior na região ao atrair quatro mil pessoas nos três dias de programação. Diamante do Oeste e Marechal Rondon receberam cerca de três mil banhistas em cada local.

ATIVIDADES – Todos os terminais ofereceram atividades similares. Veranistas da Costa Oeste e de cidades próximas à Argentina e ao Paraguai, participaram de várias brincadeiras, sorteios, jogos, competições e atividades esportivas, como ginástica aeróbica, além de receberem inúmeros brindes.

Em São Miguel e em Diamante do Oeste, a grande atração ficou por conta do futebol de areia. Em São Miguel, as disputas ocorreram entre 18 times masculinos e três femininos.

Em Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon, a competição ocorreu de maneira direcionada. Nove equipes masculinas e outras quatro femininas disputaram a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Handebol de Areia. Os torneios trouxeram equipes de vários municípios da região, incentivadas também pela premiação de R$ 9 mil.

Mas os veranistas não foram atraídos apenas por causa das competições. O bancário e professor de Cascavel Celso Stimer, aproveitou o final de semana para visitar pela primeira vez o terminal turístico de São Miguel com a idéia de aproveitar o banho no lago e as atividades recreativas do Viva Verão. “Soube do projeto e viemos conferir de perto. Estamos muito satisfeitos por participar de várias atividades e desfrutar da infraestrutura do local, a melhor que vi entre todas as prainhas”, destacou.

TESTES FÍSICOS – Os veranistas também receberam orientação física e nutricional de profissionais da área de educação física de uma universidade de São Miguel do Iguaçu, e participaram de atividades de educação ambiental, coordenadas por técnicos do programa de meio ambiente “Cultivando Água Boa”, numa iniciativa da Itaipu Binacional.

No trabalho de avaliação física, os veranistas fizeram vários testes de resistência com flexões e abdominais, além dos exames que medem o Índice de Massa Corporal (IMC) e de pressão arterial. “É uma forma de pré-avaliarmos o condicionamento físico dos candidatos e incentivá-los à prática da atividade física”, explicou a profissional de educação física, Ayala Rejane Guerreiro.

A iniciativa recebeu a aprovação de boa parte dos banhistas. Wilson Daniel visitou o estande para aferir a pressão arterial. O resultado da medição não foi muito positivo ao registrar o índice nove por seis, considerado baixo e de risco. A baixa pressão, no entanto, não é considerada novidade para o banhista, pelo fato dele sofrer com problemas do coração. “Sou aposentado hoje por invalidez, justamente porque tenho problema de pressão arterial. Agora, preciso parabenizar tal iniciativa, porque pode orientar muitas pessoas ou mesmo salvar outras vidas”, disse.

Previous slide
Next slide