Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

PTI é palco de testes de aeromodelo utilizado para imageamentos


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Um objeto diferente foi visto no céu do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nesta semana. Sobrevoava o local um aeromodelo – fabricado com tecnologia suíça pela empresa Geoagro, de Ribeirão Preto (SP) – utilizado para imageamento territorial.

O ensaio foi acompanhado pela equipe do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e pelo superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley Junior.

O aeromodelo voa com uma câmera fotográfica acoplada em plano de voo previamente elaborado, controlado por computador. “Este aeromodelo é uma nova ferramenta para obter imagens aéreas, com tecnologia superior às outras duas existentes até então. Para obter imagens de satélite nem sempre temos quando precisamos, além disso o custo é alto. No caso da aviação convencional, é muitas vezes inviável para pequenas áreas”, comentou o técnico Jonathan Gazaroli.

Foto: Divulgação
Aeromodelo é composto por polipropileno expandido, um material leve e resistente

Esta tecnologia já é utilizada na agricultura de precisão, levantamento topográfico e monitoramento de safras. A intenção da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis (ER.GB) e do CIH é estudar a possibilidade de utilização do aeromodelo nos trabalhos de gestão de bacias hidrográficas e geração distribuída de energia.

“Trata-se de uma evolução tecnológica que dá novas utilidades a um brinquedo, aeromodelo, que embarca tecnologia de informação e de imageamento, e se transforma em uma preciosa ferramenta de investigação territorial”, disse Cícero Bley Junior. O grupo estuda as possíveis aplicações na gestão de recursos hídricos e energéticos, assim como os preços de aquisição do equipamento.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Anúncio

Logo do ClickFoz