Previous slide
Next slide

PTI lança concurso cultural para alunos de escolas públicas de Foz

Previous slide
Next slide


Um concurso de desenhos e de histórias em quadrinhos promove a busca de conhecimentos sobre astronomia, despertando o interesse de crianças e adolescentes na temática. As atividades integram a Semana Casimiro Montenegro Filho, promovida pelo Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Podem participar escolas da rede estadual pública ligadas ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. O concurso de desenho é voltado para alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e o concurso de histórias em quadrinhos para estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano). Os trabalhos devem ter a astronomia como tema central ou fazer alusão à Casimiro Montenegro Filho, aeronauta e professor cuja visão ampla e empreendedora impulsionou o incentivo à educação voltada para as ciências no Brasil. No concurso de literatura, os trabalhos devem abordar obrigatoriamente os dois temas.

As inscrições para a oitava edição do evento seguem até o dia 31 de agosto. A premiação será realizada no dia 23 de outubro, no PTI, com palestra do youtuber Schwarza, do canal Poligonautas. Ele tem mais de 500 mil seguidores e seus vídeos possuem mais de 65 milhões de visualizações. No PTI, o professor falará sobre os benefícios da exploração espacial no dia a dia.

O vencedor do concurso de desenhos receberá um binóculos e o segundo colocado recebe um kit de astronomia. Já o vencedor do concurso de quadrinhos receberá um telescópio refrator e o 2º lugar receberá um kit de astronomia. Os professores também serão premiados. Os trabalhos são individuais e não há limite de inscrição por escola. Os regulamentos e fichas de inscrições estão disponíveis aqui.

“A semana contribui com a divulgação científica e a compreensão sobre o contexto tecnológico no Brasil. Para desenvolver os desenhos e quadrinhos, os alunos precisam estudar os temas propostos e ainda entender o que é a comunicação por meio da arte e da literatura. E expressar uma ideia por meio destes instrumentos comprova que o aluno de fato assimilou o conhecimento”, avalia o coordenador do Polo Astronômico, Janer Vilaça.

Professor de qualquer disciplina pode motivar os alunos a participarem. “Avaliar arte é algo difícil, por isso temos um cuidado muito grande, com pessoas capacitadas e que seguem os princípios do Polo de construir conhecimentos e contribuir com o fortalecimento de uma cultura científica na região”, destacou Janer.

Rede municipal de Foz do Iguaçu

Neste ano, uma novidade foi a inclusão da categoria “desenho” para alunos da rede pública municipal de Foz do Iguaçu. Professores do 1º ao 5º ano (fundamental I) também tem até o dia 31 de agosto para fazer a inscrição de seus alunos. A premiação será no dia 24 de outubro, no PTI. As turmas dos estudantes premiados serão convidadas a participar de uma oficina de confecção e lançamento de foguetes.

Polo Astronômico

O Polo Astronômico do PTI caracteriza-se como um centro de ciências com foco na astronomia. Suas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Possui um planetário, observatório e estruturas externas que permitem a interação dos visitantes em atividades de ensino. Na área educacional, atua na formação de professores e alunos, promovendo a melhoria da qualidade de ensino e contribuindo com a construção de uma cultura científica regional, por meio de atividades de divulgação científica.

Previous slide
Next slide