Previous slide
Next slide

PTI promove curso sobre a operação de Itaipu

Previous slide
Next slide

A operação da usina hidrelétrica de Itaipu será tema de um curso oferecido nos dias 2 e 3 de julho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A atividade marcará o lançamento do projeto de Turismo de Estudos, organizado pela Fundação PTI, em parceria com as áreas técnica e ambiental da Itaipu Binacional.

Voltado para pessoas interessadas em conhecer melhor o funcionamento da usina de Itaipu, assim como a área de produção de uma grande empresa, esse é o primeiro curso técnico-científico que será realizado na Itaipu. A proposta é disseminar para o público externo o conhecimento adquirido nesses 25 anos de operação da usina.

Curso – O curso sobre a operação de Itaipu será ministrado pelo engenheiro eletricista Marcos Almeida Lefévre e terá carga horária de 16 horas, incluindo visita técnica dirigida na usina. Todo o conteúdo foi dividido em quatro partes. A primeira abordará conceitos básicos sobre funcionamento de uma usina hidrelétrica, constituição, dados operativos mais importantes, principais usinas do Brasil e do mundo, importância da hidroeletricidade no mundo e no Brasil e, ainda, por que não fazer usinas solares ou eólicas ao invés de hidroelétricas.

Já a segunda parte do curso tratará das principais características da usina de Itaipu, abordando questões como: hidrologia, sistema elétrico, barragem, casa de força, salas de controle (CCR e SDC), subestação da Margem Direita, Canal da Piracema, refúgios biológicos e criação de peixes no lago de Itaipu.

Na terceira parte, os assuntos tratados serão: operação do sistema, previsão de afluências, programação de suprimentos, estudos elétricos e despacho de carga, além das três atividades básicas da operação da usina, que são a operação em tempo real, a pré e a pós-operação. E, na quarta parte, serão abordados tópicos especiais da operação da usina de Itaipu, como o planejamento estratégico da operação, manuais , normas e instruções, inspeções, recursos humanos, treinamento, falhas humanas e o Plano de Ações em Emergências (PAE).

Além da parte teórica, também serão realizadas, no período da tarde, visitas técnicas em diversas áreas da usina, como o Mirante Central, onde serão repassadas informações sobre a importância da Itaipu no mundo e para os sistemas elétricos brasileiro e paraguaio e como a usina se conecta ao Brasil e ao Paraguai. Nesse ponto, será possível visualizar as 20 unidades geradoras e o vertedouro. Já na cota 225, os participantes poderão observar e aprender sobre o reservatório de Itaipu e sua capacidade e manutenção.

Outros pontos visitados serão a Cota 144 – Barragem, onde serão repassadas informações sobre a quantidade de drenos e instrumentações e também sobre o sistema de monitoramento da barragem; e a Cota 40, onde serão dadas informações sobre a construção da barragem. Também estão previstas visitas às salas de despacho de carga e de controle central e à sala de desenvolvimento e treinamento do sistema Scada,  além da Cota 92, onde é possível visualizar o eixo de uma unidade geradora.

Instrutor – Pós-graduado em Gerência para Engenheiros e mestre em Sistemas de Potência, o engenheiro Marcos Almeida Lefévre trabalhou 23 anos na Itaipu. Nesse período, ocupou o cargo de gerente do Departamento de Operação, em 1986, e de superintendente de Operação, de 1992 a 2007, gerenciando uma equipe de cerca de 240 empregados, brasileiros e paraguaios.

Inscrição – Para participar do curso sobre a Operação de Itaipu, os interessados deverão se inscrever pelo e-mail: cursositaipu@pti.org.br ou pelo telefone 0800-6454645. O valor por pessoa é de R$ 580.

Previous slide
Next slide