contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

PTI promove feira científica no Gramadão da Vila A “Ciência na Praça” será realizado neste sábado (23), a partir das 14 horas, com atividades para crianças e adolescentes

“Ciência na Praça” será realizado neste sábado (23), a partir das 14 horas, com atividades para crianças e adolescentes


Por:

Publicado em:

Para aproximar a ciência da comunidade, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promove, no próximo sábado (23), o Ciência na Praça, evento que reúne diversas atividades socioeducativas para crianças, adolescentes e familiares. As atividades serão realizadas pelas equipes da Estação Ciência e do Polo Astronômico, no Gramadão da Vila A, a partir das 14 horas.

O Ciência na Praça é um evento de disseminação das ciências aplicadas na prática. Os conhecimentos expostos devem primar pela interação com o visitante, que poderá participar de forma ativa de todas as atividades propostas.  “Queremos mostrar que a ciência é interessante e está distante de ser monótona, pelo contrário, a ciência é muito interativa e criativa e é isso que mostraremos neste dia”, salienta Fabiano Nogueira, coordenador da Estação Ciência.

Os visitantes poderão se divertir por meio de experiências simples, como a produção de energia elétrica a partir de batatas e a observação da energia a partir do hidrogênio. Brincadeiras com as diferentes densidades de elementos e observação em microscópio, entre outras curiosidades da biologia, física e química, fazem parte da programação.

No espaço de contação de histórias, o teatro abordará a ciência. Estarão expostos quatro protótipos de carros elétricos, desenhados pelos estudantes de Engenharias Mecânica e Elétrica da Unioeste para competições nacionais entre universidades. Também será promovida uma série de jogos e brincadeiras que envolvem o raciocínio.

Os participantes também poderão utilizar um telescópio, que estará à disposição para observação do sol. Já no período da noite, em condições favoráveis, haverá observação de estrelas e planetas. Também será criado um ambiente alusivo à floresta, produzido pelo Refúgio Biológico Bela Vista, onde o visitante poderá auxiliar no plantio das sementes.

Educadores e pesquisadores praticantes das ciências podem participar do evento de forma autônoma ou vinculados às suas instituições. Desta forma, busca-se desmistificar a imagem do cientista, por meio da interação entre pesquisadores e visitante. “Importante é o desejo de demonstrar conhecimentos adquiridos e aplicados para o público diverso, utilizando linguagem simples e acessível”, disse Nogueira.

O evento faz parta das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e passa a integrar o movimento nacional fomentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Os projetos – A Estação Ciência é um centro de ciências interativo que realiza atividades para crianças nas áreas de física, astronomia, geologia, paleontologia, biologia, matemática, química e informática, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar, disseminar e promover a educação científica. Busca enriquecer o ensino multidisciplinar, oferecendo oportunidades de conhecimento científico fora do ambiente escolar.

Já o Polo Astronômico é uma importante ferramenta de divulgação da astronomia. É um complexo que reúne, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico. Também disponibiliza uma biblioteca especializada, um auditório e o espaço Universo, onde estão expostos os globos dos planetas do sistema solar.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz