Previous slide
Next slide

PTI vai receber centro avançado do Lactec

Previous slide
Next slide

Uma comitiva do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec – esteve nesta quarta e quinta-feira (04 e 05), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para discutir a instalação de um centro avançado do Instituto nas dependências do PTI. Esse centro, que deve ser inaugurado até o final do mês, possibilitará a execução consorciada de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia e meio ambiente.
 
Participaram da reunião de trabalho no PTI o diretor-superintendente do Latim, Luiz Malucelli Neto, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Ivo Brand, o gerente do Departamento de Recursos Ambientais, Maurício Muller, o gerente do Departamento de Elétrica Eletrônica, Gilson Paulillo, o gerente do Departamento de Tecnologia de Materiais, e o coordenador comercial do Lactec, Enio Barcelos.
  
Na quarta-feira (4), a comitiva participou de uma apresentação dos projetos desenvolvidos no PTI e do modelo de relacionamento do parque com os seus parceiros. Depois, a comitiva seguiu para uma visita às dependências do PTI, onde, além da estrutura acadêmica e empresarial, também conheceu alguns projetos específicos, como o Programa de Bacias Hidrográficas, o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos, o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens e o Centro de Tecnologia Básica.
   
Após a visita, a comitiva se reuniu com a diretoria da Fundação PTI para discutir a instalação do centro avançado do Lactec no PTI. Segundo o diretor-superintendente do Lactec, Luiz Malucelli Neto, esse centro será instalado ainda este mês e terá como foco o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nas áreas de energia e meio ambiente.
  
"O objetivo é a instalação gradativa de projetos que sejam de interesse comum para o Lactec e o PTI. Isso também significa um avanço na atuação do Lactec, que, com esse centro, passará a atuar também no interior do Estado", afirmou Malucelli. Entre as ações imediatas estão previstas parcerias nos projetos de Microgeração Distribuída e de desenvolvimento do Oscilopertubógrafo, equipamento utilizado para a avaliação de redes de distribuição de energia.
 
Para o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, a parceria com o Lactec vai incrementar o processo de desenvolvimento técnico científico, já que o instituto detém competências nas áreas de atuação do Parque. "O Lactec sempre foi uma referência para o PTI, pois mantém uma equipe de pesquisa extraordinária, que é orgulho para o Paraná. Por isso, a vinda do centro para o PTI é muito importante para o desenvolvimento da nossa região", disse Sotuyo.
   
Considerado um dos maiores centros de tecnologia do país, o Lactec foi fundado em 1997 e é um centro de pesquisa tecnológica sem fins lucrativos. Obtém recursos pela venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos. Os trabalhos do Instituto estão voltados às áreas de eletricidade, eletrônica, estruturas civis, materiais, mecânica e emissões, meio ambiente, química, recursos hídricos, serviços em energia elétrica e tecnologia da informação. Entre as empresas que utilizam a Tecnologia Lactec estão a Copel, a Aneel, a Agência Nacional de do Petróleo, Electrolux, Volvo e Renault.

Previous slide
Next slide