Previous slide
Next slide

Que tal uma receita vegetariana?

Previous slide
Next slide

Este texto não tem a finalidade de fazer apologias ao vegetarianismo. Essa é uma opção que não deve ser questionada e, sim, respeitada assim como todo e qualquer posicionamento pessoal. Cada um sabe o que é melhor para si. É uma mudança que deve vir de dentro para fora e não o oposto.

Pessoas que não comem carne não são melhores do que as que o fazem e vice-versa – são apenas pessoas com pensamentos, ideologias e princípios diferentes.

Mas, em uma coisa temos que concordar: o cardápio vegetariano é impressionantemente mais variado.

Com base em suas próprias refeições, quantos de vocês têm a carne como prato principal, deixando de lado as verduras e legumes, que são infinitamente mais saudáveis?

Eu acredito que todo mundo deveria tentar passar pelo menos um dia da semana sem ingerir nada que seja de origem animal, ou ao menos incluir outros alimentos em seu cardápio.

Antes de virar vegetariana minhas refeições eram compostas, basicamente, por arroz, feijão e carne. Passava longe das saladas e dos legumes. Agora eu valorizo muito os vegetais, legumes, grãos, sabores e os temperos dos alimentos. Cada vez mais estou aberta a novas experiências culinárias.

Quando eu me imaginaria comendo um yakisoba cheio de couve-flor e brócolis? Ou ainda uma sopa de legumes? Arroz integral com curry, grão de bico e abóbora então? Nem em sonho! Torta de espinafre? Jamais! Lasanha de beringela?! Tofu?!! Quantos anos desperdiçando essas delícias…

Confesso que até hoje sou meio avessa às saladas de folhas verdes – alface, agrião, rúcula.. Isso não me apetece desde pequena e é um hábito a ser corrigido. Mas, em compensação, não deixo de comer tomate, beterraba, batata, inhame, abóbora, chuchu, beringela, cenoura, repolho, brócolis, grão-de-bico, lentilha, pepino, milho, ervilha, palmito, rabanete e outros mil legumes e verduras maravilhosas que muita gente não valoriza e ainda torce o nariz.

Experimente variar sua refeição! Aprecie e dê valor à cor, aos aromas e sabores do alimento que vem da terra!

Para quem quiser tentar, segue uma receita facílima de LASANHA VEGETARIANA, tirada de um dos meus blogs de receitas favoritos: Rainhas do Lar.
 
Lá a Faby explica: "Eu fiz a lasanha sem sujar nenhuma panela, direto no refratário que ia ao forno. Comecei colocando um pouquinho de azeite na travessa, depois uma camada de tomate sem semente picadinho e bastante manjericão. Em seguida, uma generosa camada de abobrinha fatiada fina. Temperei com sal e pimenta moída na hora e cobri com um pouquinho de nada de polpa de tomate (pode ser molho comum, mas é bem pouco – o tomate já solta bastante líquido) para então cobrir com fatias de mussarela de búfala. Mais uma camada de tomate e manjericão e dessa vez também com alho poró. Mais abobrinha, mais tempero de sal e pimenta, mais tomate e manjericão muito e, pra finalizar, mais uma camada de mussarela de búfala. Levei ao forno – a princípio com papel alumínio, apenas o tempo de deixar a abobrinha macia (jogo rápido! não é para desmanchar!) – e depois sem, para finalizar o cozimento (e secar a água toda que o tomate solta) e deixar o queijo bem dourado, formando uma crostinha crocrante."

Nota da editora: Nossos queridos colunistas estão dando sua contribuição para uma questão fundamental – ter hábitos alimentares saudáveis. Vale a pena tentar!!! A receita parece realmente saborosa. Se alguém se aventurar nesse mundo, mande um e-mail para redacao@clickfozdoiguacu.com.br e conte o que achou da experiência gastronômica.

Previous slide
Next slide