contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Quer ter teatro em sua cidade? Então, apoie "Mais teatro, Brasil"!


Por:

Publicado em:

 

Levar do riso às lágrimas em instantes; fazer graça do simples; encantar plateias com enredos do cotidiano ou de ficção; encenar clássicos como Shakespeare ou trazer ao palco novos escritores e temáticas; propor novos formatos e linguagem; romper “pré-conceitos” de que cultura é prerrogativa de pessoas de maior poder aquisitivo e formação escolar; colaborar com a formação cultural das pessoas ou simplesmente ser opção de entretenimento e momentos de alegria; senhores, eis o mundo mágico do Teatro!

Opção de lazer e entretenimento ou fonte de (in) formação cultural ou, ainda, os dois ao mesmo. Independente da motivação, espetáculos teatrais há muito deixaram de ser interesse de uma parcela restrita da população. Nesse cenário, as companhias de teatro foram se multiplicando pelo País, apesar das dificuldades financeiras, e boas produções foram concebidas e estão por aí, a espera do público.

E justamente nesse ponto, a vida dos artistas e produtores é cada vez mais complicada. Se criatividade não falta, o mesmo não pode ser dito quanto aos locais apropriado para apresentar um espetáculo teatral. Muitos artistas, esbanjando do “jeitinho”, improvisam e transformam qualquer lugar em palco. São experiências válidas e de inegável valor cultural. Todavia, boa parte das peças demanda estrutura específica – com determinada condição de acústica e iluminação, por exemplo, ou seja, precisa de local preparado para receber apresentações artísticas. Contar com espaço confortável para o público assistir às peças é outro elemento relevante.

Alternativas e mobilização – Aproveitando as ferramentas da web foi lançado o Cennarium, iniciativa única no mundo, com a transmissão de peças pela Internet por meio da compra de “ingressos virtuais”. Os idealizadores esclarecem que embora seja uma alternativa para quem não consegue ter acesso às salas de teatro – por não existir na cidade na qual reside ou por questões financeiras, nada se compara a experiência de assistir uma peça ao vivo.

No entanto, a quantidade de salas de teatro no Brasil não é animadora. No Estado do Tocantins, com população estimada em 1,250 milhão de habitantes, há apenas uma sala de espetáculo. Em Rondônia, Estado com 1,5 milhão de habitantes, o número sobre irrisoriamente para três. Considerando todas as cidades brasileiras, apenas 16% dos municípios têm salas de teatro, com concentração significativa nas capitais. Diante desses dados não surpreende a estatística que 95% dos brasileiros nunca estiveram em um teatro. Esses dados foram levantados pelo “Mais Teatro, Brasil!”, mobilização em prol de assinaturas para um manifesto público para propor um “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”, ao Congresso Nacional. O movimento, apoiado pelo grupo Cennarium, defende a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em todos os municípios com população superior a 25 mil habitantes.

Mais Teatro, Brasil! – A proposta é que os Centros sejam espaços multiculturais e funcionais, com um teatro de qualidade – com estrutura mínima para 250 espectadores, premissa fundamental do Projeto, e também espaço para outras manifestações artístico-culturais, como cinema, biblioteca e salas para exposições, palestras e oficinas de teatro, artesanato, artes plásticas, música e dança.

Quanto à viabilidade econômica-financeira, a ideia é que cada Centro integre cultura, entretenimento e estabelecimentos comerciais de pequeno porte, como lojas e praça de alimentação, para que seja autossustentável e não dependa de investimentos públicos.

Como participar – A meta dos idealizadores da campanha é construir mais de 1200 "Centros Integrados de Cultura" nas cinco regiões do Brasil. Contudo, o primeiro passo é conseguir as assinaturas mínimas para poder apresentar o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular” ao Congresso. A proposição popular foi regulamentada na Constituição Federal em 1998 e determina que para ser posta em votação pelo Governo precisa ter, no mínimo, assinatura de 1% do eleitorado nacional com adesão de pessoas dos cinco estados brasileiros. Por isso, a divulgação pela Internet é tão importante. Se quiser apoiar a causa, acesse "Dou a Maior Força", preencha um simples cadastro e assine a lista de adesão. Não demora mais que 30 segundos. Além de registrar seu apoio, se gostou do projeto, ajude a compartilhar esse texto.

Mais teatro, Brasil! O Clickfoz dá a maior força! E você?

Serviço
Campanha: Mais Teatro, Brasil!
Informações:
www.maisteatrobrasil.org
 

Nota da edição: Blogueiros de várias partes do Brasil publicam nesta segunda-feira (26/04) um texto sobre o projeto “Mais Teatro, Brasil”. Essa “blogagem coletiva” é coordenada por Samantha Shiraishi (@samegui) e Alessandro Martins (@alessandro_m). O ClickFoz foi convidado pelo blogueiro Alessandro para participar dessa ação. Por ser uma iniciativa isenta de questões partidárias ou interesses comerciais e, principalmente, com a nobre causa de facilitar o acesso à cultura, aceitamos o convite e reforçamos a campanha!

 

 

Quem participa da "blogagem coletiva": @cybelemeyer @blogdati @claudiagiane @smiletic @juvilela @gabrielmeissner @ericahans @lidifaria @marciaceschini @poperotico @penachiando @kakah @alinedexheimer @vanessa_aguiar @mr_biglia @zeroig @veriserpa @lindote @senhorvillela @anamodesto @enzobuzz @gnsbrasil @andresobreiro @angelaernesto @Clickfoz @andregazola @jana_calaca @caducotavio @fernandamusardo @claudiamello @cocagelada @macari @luisabarwinski @verborragica @terezajardim @divadomasini @lenteaberta @doisespressos @gaho @cesarmunhoz @ernestodiniz @leopastor @clandestini @cdiurno @ilankriger @adrianatamy @lucianorm @canha @jamespenido @jonatanstrange @gustavotimm @JadCorr @vitorzmm @admfabriciolima @medaumcafe @alinedegois @gregorymartins @mrtoscani @aneschinaider @evandrocesar @conversapramae @alessandrapilar @ggteatro @juliaeleguida @tres_quartos @zeoffline @JairoSiqueira @loch_ccp @anasavini @caduhenning @aleferreira @romartins @tati_bo @taniasciacco @colherada @crismgmorais @renataruiz @upalupa @flaviadurante @lalai @metheoro @mundomundano @daniarrais @fore @vieiracamila @fabioallves @mjcoffeeholick @lucianasabagg @jujubalandia @caetanovilela

 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz