Previous slide
Next slide

Requião anuncia aumento salarial de 6% ao funcionalismo do Paraná

Previous slide
Next slide

José Gomercindo – SECS
O governador Requião anunciou que enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei estabelecendo reajuste de 6% nos salários do funcionalismo estadual. O projeto será entregue ao Legislativo nesta quinta-feira (23) pelo vice-governador Orlando Pessuti (direita)

O governador Roberto Requião anunciou nesta quarta-feira (22) que o Governo do Paraná vai enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei estabelecendo reajuste de 6% nos salários do funcionalismo estadual. O projeto será entregue ao Legislativo nesta quinta-feira (23) pelo vice-governador Orlando Pessuti. O percentual, ressaltou Requião, será um pouco maior que a inflação projetada para os últimos 12 meses, que é de 5,2% (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA).

“Nós não queremos que os funcionários públicos do Paraná venham perder aquilo que nós conseguimos melhorar nos últimos anos. O Paraná tem pago salários dignos aos seus professores e aos seus funcionários. Então eu e o vice-governador Pessuti estávamos discutindo por toda essa manhã e chegamos a uma conclusão. Nós vamos dar um aumento um pouco maior que o IPCA. Nós vamos mandar para a Assembleia nesta quinta-feira um projeto de lei concedendo 6% de aumento a todos os servidores do Estado do Paraná”, declarou Requião.

O governador explicou que a decisão segue a política de medidas de combate aos efeitos da crise financeira que vêm sendo tomadas pelo Governo do Paraná. “Esse aumento não é fácil de ser concedido, mas faz parte da filosofia do governo, faz parte da nossa condução da política econômica. Em um momento de crise, nós só podemos sair dela se o povo tiver dinheiro para gastar. São mais de 200 mil funcionários públicos, aposentados e ativos, que receberão este aumento. Este reajuste vai para a loja da esquina, para o armazém, vai para a comida, vai lubrificar a circulação das mercadorias e vai nos ajudar na crise de uma forma diferenciada no Paraná”, assinalou.

RENDA DO TRABALHADOR – Pessuti observou que, diante da cautela que se deve ter com os efeitos da crise na arrecadação do Estado, o índice de 6% é o percentual viável a ser aplicado nos salários dos servidores. “É aquilo que, neste momento, tanto a nossa arrecadação quanto a legislação do nosso país nos permitem fazer. Mas há de se destacar que estamos fazendo além do que muitos outros Estados. É uma demonstração de que nosso governo busca, pelo menos, repor as perdas salariais, sempre dar alguma coisa a mais, porque o nosso compromisso é com a renda do trabalhador, por isso é que temos o maior piso salarial do país.”

De acordo com cálculos da Secretaria da Administração, do Planejamento e da Fazenda, o reajuste de 6% nos salários do funcionalismo público do Paraná vai significar um incremento de até R$ 35,9 milhões mensais na folha de pagamento. A folha mensal – que inclui salários dos ativos, aposentadorias e pensões – está em torno de R$ 584,9 milhões/mês.

“Fizemos e estamos fazendo um grande esforço, um trabalho minucioso, para que, como nos últimos dois anos, o Governo do Paraná possa também em 2009 aplicar o reajuste geral nos salários dos servidores, dentro das limitações orçamentárias e financeiras e da restrições legais”, observa a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon.

 

Previous slide
Next slide