Previous slide
Next slide

Residência Médica amplia atendimento com especialistas

Previous slide
Next slide

Desde que passou a oferecer consultas de clínica médica com especialistas no mês passado, o Centro de Especialidades do Município (CEM) conseguiu ampliar os atendimentos pelo SUS. Cerca de 200 pacientes são atendidos por semana. O serviço é oferecido diariamente nos períodos manhã e tarde.

Quem atende por especialidades são médicos residentes do Programa de Residência Médica do Município, com supervisão de preceptores, além de médicos de empresas credenciadas prestadoras de serviço à Prefeitura. As consultas com especialistas são indicadas pelo médico na Unidade Básica e encaminhadas para a central de regulação, na Secretaria de Saúde, que agenda a consulta no CEM e avisa o paciente com a data e horário.

“As consultas realizadas através de encaminhamento feito nas unidades básicas está desafogando a fila de espera por médicos especialistas em nossa cidade. Paralelamente a isso também pretendemos investir em melhorias no CEM, já que teremos mais profissionais prestando serviço aqui á medida que aderem a chamada pública”, disse a secretaria de Saúde, Inês Weizemann.

O Centro de Especialidades Médicas atende diferentes especialidades como Gastro, Oftalmologia, Urologia, Pneumologia (adulto e infantil), Infectologia, Neurologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Psiquiatria, Nutrição e Dermatologia.

“Os médicos residentes trabalham sob a supervisão de preceptores, e são contratados como bolsistas para trabalhar em cirurgias, em consultas, plantões, procedimentos, atendendo os pacientes internados no Hospital Municipal e, no CEM, onde foi montado um ambulatório para a especialidade da clínica médica”, explica o diretor da Residência Médica e Qualidade, Daniel Barcelos.

Atualmente, o município mantém em torno de 30 médicos residentes, que atuam no Hospital Municipal, Hospital Costa Cavalcanti e equipamentos de saúde do Município, dependendo da especialidade escolhida pelo residente. Todos os médicos residentes precisam ser formados e possuir registro de profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), além de receber a coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME).

Chamada Pública

Para ampliar a cobertura das consultas com especialistas, o Município abriu edital para o credenciamento de empresas interessadas em prestar serviço para a Prefeitura. Através da Chamada Pública será possível contratar mais médicos especialistas. “Temos uma grande expectativa para ampliar os atendimentos. Já temos várias empresas médicas que estão em processo de credenciamento. Por isso, é importante reforçar o chamamento público. Médicos e empresas devem acessar o site da Prefeitura, na aba de licitações, para ter ler o edital e saber dos procedimentos”, salienta Barcelos.

Previous slide
Next slide