Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Reta final: campanha Vote Cataratas chega a Brasília com projeções em museu A projeção será feita pelo artista franco-italiano Gaspare Di Caro, que tem em seu portfólio a iluminação de monumentos históricos em diversos países do mundo

A projeção será feita pelo artista franco-italiano Gaspare Di Caro, que tem em seu portfólio a iluminação de monumentos históricos em diversos países do mundo


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A campanha Vote Cataratas para uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza chega, nesta terça-feira (8), a Brasília (DF). A partir das 20h, imagens das Cataratas do Iguaçu serão projetadas na fachada do Museu Nacional da República, obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na capital federal. A apresentação terá a duração de duas horas e também acontecerá nas noites de quarta (9) e quinta-feira (10).

A projeção será feita pelo artista franco-italiano Gaspare Di Caro, que tem em seu portfólio a iluminação de monumentos históricos em diversos países do mundo – entre eles, a Catedral San Giovanni, em Roma, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução
Projeção de Gaspare Di Caro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Agora seu trabalho será mostrar a campanha Vote Cataratas em Brasília (DF)

Segundo Di Caro, a ideia é fazer uma dupla exposição. “Vamos homenagear ao mesmo tempo a arquitetura de Oscar Niemeyer, que representa o Brasil moderno, e as Cataratas do Iguaçu, ícone da natureza de dois países”, afirma. O espaço para a junção entre arquitetura e natureza, de acordo com o artista, será a fachada do museu. “A cúpula será uma tela multidimensional para projeções de mais uma dezena de imagens das Cataratas, da fauna do Parque Nacional Iguaçu e da campanha Vote Cataratas.”

Di Caro se diz honrado com a oportunidade de ajudar a eleger as Cataratas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Gostei muito da campanha e farei o que puder para convencer a votar”, afirma. Para o artista, o objetivo da projeção será promover a contemplação da mensagem. “Não será um espetáculo, mas um trabalho que poderá ser apreciado em silêncio”, ressalta.

Antes de chegar a Brasília, a campanha já passou pelo Rio de Janeiro, onde recebeu o apoio de artistas e intelectuais. Na semana passada, foi a vez de São Paulo. Na capital paulista, o Vote Cataratas teve grande repercussão na mídia e ganhou o apoio de jornalistas.

 
Arte de Di Caro no Cristo Redentor

 

Desafio – Não será a primeira exposição de Di Caro no Museu Nacional de Brasília. Ele já projetou no local vários trabalhos, como imagens das campanhas “Brasília 51 anos, a Copa começa aqui” e “Carinho de Verdade”. Mas o desafio é singular. “Antes de mim, ninguém havia feito um trabalho como esse lá [no museu] porque não é fácil projetar nos ângulos da cúpula sem distorcer as imagens”, diz. “Mas com meus cálculos de distância e perspectiva, consegui adequar o projetor à fachada do local.”

O pintor da luz – Nascido na França e radicado na Itália, Di Caro atualmente mora em Florianópolis (SC). “Me considero latino-europeu”, diz. Em suas performances, utiliza a luz como “tinta” e o projetor como “pincel”, desenvolvendo técnicas de cores e nuances de claro-escuro. Na Espanha, foi chamado de “o pintor da luz”.

Seu variado portfólio conta com apresentações na Espanha, Itália, França, Estados Unidos e Brasil, entre outros países. Para potencializar os efeitos sem esquecer a sustentabilidade, utiliza um projetor especialmente desenvolvido na Itália. “O seu consumo de energia é ultrabaixo”, garante.

Votação – Segundo o coordenador do Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, é hora de intensificar a mobilização. “Faltam três dias para terminar a votação. Temos que fazer com que todo o nosso esforço se converta em votos para colocar as Cataratas do Iguaçu no lugar que elas merecem”, ressalta.

Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site www.votecataratas.com e seguir os passos indicado. Também é possível votar via celular, enviando a palavra “Cataratas” para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,31 + impostos.

Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook (www.facebook.com/votecataratas).

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz