contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Reunião de Cúpula do Mercosul trará delegações de 35 países a Foz do Iguaçu Evento reunirá 12 chefes de Estado, além da presidente eleita Dilma Rousseff e de ministros e chanceleres de 23 países

Evento reunirá 12 chefes de Estado, além da presidente eleita Dilma Rousseff e de ministros e chanceleres de 23 países


Por:

Publicado em:

Imagens: Divulgação
Segurança do evento terá mais de 3 mil homens

Foz do Iguaçu vai receber delegações de pelo menos 35 países de todo o mundo, entre eles chefes de Estado de 12 países da América do Sul e 23 comitivas internacionais de chanceleres e ministros para a 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, que acontece de 16 a 17 de dezembro. O evento é antecedido pela 10ª Cúpula Social do Mercosul, que ocorre em Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de dezembro.

Um forte esquema de segurança está sendo preparado para garantir a tranquilidade dos encontros. Parte do evento será realizada no Hotel Bourbon e outra na usina, nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A Reunião de Cúpula do Mercosul marca o último compromisso internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente ao comando do governo brasileiro e o primeiro grande encontro de Dilma Rousseff, já como presidente eleita, com os outros 12 chefes de Estado da América do Sul, incluindo Lula, e demais autoridades do mundo inteiro.

Esse será o maior encontro diplomático já realizado na região das Três Fronteiras. Durante a Reunião de Cúpula, Lula passará o comando do Mercosul para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Mais de 3 mil homens foram mobilizados para garantir a segurança dos dois eventos, entre eles 1.250 soldados do Exército, 800 policiais militares, 300 agentes da Polícia Rodoviária Federal e outros 300 da Polícia Federal. O aparato contará ainda com caças da Aeronáutica e suporte da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN.

Na usina – Parte da programação ocorre em Itaipu, onde o presidente Lula vai oferecer um churrasco aos 12 presidentes convidados, no dia 16, após a Reunião da Cúpula Social. O jantar será servido em tendas montadas em frente ao Painel do Barrageiro, obra de Potty Lazzaroto, no Mirante Central, e terá como fundo a Iluminação da Barragem.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, é um grande privilégio para Itaipu e Foz do Iguaçu receber dois eventos tão importantes. Segundo Samek, as ações desenvolvidas pela empresa, classificada por Lula como “o melhor laboratório de experiências públicas bem sucedidas do Brasil”, foram decisivas para a escolha de Foz e de Itaipu como sede das reuniões do Mercosul.

Outro motivo, ainda segundo o diretor de Itaipu, é a localização estratégica da cidade, que faz fronteira com Argentina e Paraguai. “Tanto o presidente como eu temos certeza de que esse grande evento internacional será um sucesso”, avaliou Samek. O anúncio da cidade-sede da Reunião da Cúpula foi feito pelo presidente durante sua última passagem em Itaipu, em agosto deste ano.

Delegações do mundo inteiro – As delegações serão compostas por presidentes, ministros de Estado e chanceleres. Estão confirmadas as presenças dos presidentes dos países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai – e Venezuela, país em processo de adesão ao bloco. Os demais representantes da América do Sul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

Como convidados, devem participar ministros da Jordânia, Síria, Palestina – todos dos Ministérios de Indústria e Comércio. Também participarão chanceleres e ministros da Austrália, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Malásia, Zimbábue, Nigéria, Argélia, Marrocos, Egito, México, Cuba, Índia, Irã, Paquistão e Sri Lanka.
 

Programação da Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul
Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
09h00 – Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC)
Local: Hotel Bourbon, Centro de Convenções, Salas Iguaçu II e III ou Salão Cataratas
13h00 – Almoço oferecido pelo Senhor Ministro de Estado aos Chanceleres e Ministros de Estado da América do Sul
Local: Hotel Bourbon, Restaurante Tarobá
15h00 – Reunião do Conselho do Mercado Comum ampliado (Chanceleres da América do Sul + Chanceleres convidados)
Local: Hotel Bourbon, Salão Cataratas
18h45 – Deslocamento em ônibus híbrido (eletricidade/etanol) com placa Mercosul para o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), local da Cúpula Social do Mercosul
19h00 – Encerramento da Cúpula Social do MERCOSUL
20h00 – Jantar de boas-vindas oferecido pelo Senhor Presidente da República (churrasco em tenda montada ao lado do mirante, refrigerada e protegida do vento e da chuva)
 
Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
09h00 – Diálogo privado dos Presidentes dos Estados Partes do Mercosul + Venezuela
Local: Centro de Convenções do Hotel Bourbon, sala Iguaçu IV
10h30 – Fotografia oficial
11h00 – Reunião Plenária (Estados Partes do MERCOSUL + Venezuela + Estados Associados + Países Convidados)
Local: Centro de Convenções do Hotel Bourbon, salão Cataratas
13h00 – Entrevista coletiva à imprensa
Local: Hotel Bourbon, salas Iguaçu II e III
Participantes: Chefes de Estado/Governo (a definir)
Partida dos mandatários
 
Serviço
Reunião da Cúpula Social do Mercosul
Tema: Integração
Participantes: lideranças sociais do Mercosul
Data: de 13 a 16 de dezembro de 2010
Local: Parque Tecnológico de Itaipu – Foz do Iguaçu / PR

Encerramento

: participação dos 13 presidentes (Cúpula Ñandeva), no Cineteatro do Barrageiro – Foz do Iguaçu / PR

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz