contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Reutilização da fibra de vidro permite ciclo de produção sustentável Tropical Cabines reaproveita matéria-prima utilizada na transformação de carros

Tropical Cabines reaproveita matéria-prima utilizada na transformação de carros


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Com aparência plástica e de alta resistência, a fibra de vidro tem sido um dos materiais mais utilizados pela indústria automotiva. Composta por 60% de resina de poliéster e 40% de fibra de vidro, os resíduos gerados por este componente são considerados prejudiciais ao Meio Ambiente, já que são necessários mais de quatro mil anos para sua decomposição. Como conseqüência, em 27 de dezembro do ano 2000, foi sancionada a Lei Federal de número 10.165, que determina a fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e estipula que os resíduos gerados pelas indústrias sejam destinados a aterros apropriados. No caso da Tropical Cabines, essa medida acarreta um custo de R$ 500 por metro cúbico. Diante dessa situação, técnicos da própria marca desenvolveram uma máquina para a reciclagem deste tipo de material.
 
O processo se dá da seguinte forma: sobras das aplicações de fibra de vidro, bem como rebarbas de peças prontas e lâminas defeituosas, são inseridas no equipamento, que se assemelha a um triturador. Após quatro etapas de trituração, obtém-se como resultado um pó de fibra de vidro. Misturado a resinas e catalisadores, esse excedente volta ao processo de produção. Uma solução ecologicamente viável.
 
Foram investidos dois anos em pesquisas e aproximadamente R$ 100 mil no desenvolvimento da máquina. “A empresa protege o meio ambiente e ainda ameniza dois gastos. Tanto com os custos gerado pelo recolhimento e destinação aos aterros, quanto à compra de parte da matéria-prima que a produção exige”, conclui Marlon Maicon Kronbauer, supervisor de compras da Tropical Cabines.
 
Sobre a Tropical Cabines – Ícone do setor de transformação de picapes no Brasil, a Tropical Cabines – situada em Marechal Cândido Rondon, no Paraná – completa 25 anos de história com mais de 7,5 mil veículos produzidos. Seu portfólio é composto por 16 modelos, tendo como destaque a gigante F-MAXX: uma picape com 7,5m de comprimento e 2,5m de largura e altura. A empresa é parceira oficial da Ford no país, com veículos para até nove passageiros adultos.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz