Previous slide
Next slide

Roteiro é preparado para ser lançado no Salão de Turismo

Previous slide
Next slide

Sebrae/PB
Fazendas do século 18 integram o roteiro

O roteiro turístico integrado entre Paraíba, Pernambuco e Algoas, ‘Civilização do Açúcar – Caminhos do Engenho’ será uma das atrações apresentadas pelo Ministério do Turismo no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontecerá em julho, na cidade de São Paulo. Para consolidar o roteiro, uma equipe integrada por técnicos e gestores do Sebrae, Governo do Estado, MTur e do Instituto Marca Brasil encerrou visita técnica a sete municípios paraibanos.

No Estado, os primeiros municípios envolvidos no roteiro são Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria. A capital paraibana também estará no roteiro que mostrará o artesanato elaborado a partir da cana- de-açúcar. Durante a visita de campo, os fiscais avaliaram cada cidade e suas condições específicas quanto às condições de acesso, hospedagem e identidade local, atrativos e serviços turísticos disponíveis, tempo de percurso e sinalização turística.

Desde 2008, os municípios da Paraíba participantes do roteiro vêm recebendo incentivos por parte do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional. O intuito foi de envolver os agentes turísticos locais para o melhoramento dos equipamentos turísticos das regiões. As ações focaram na capacitação de gestores públicos, lideranças locais e empreendedores de pequenos meios de alimentação e hospedagem. O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo, e as prefeituras da região, também foram parceiras nas ações locais.

Márcia Lemos, gerente do projeto do Instituto Marca Brasil, revelou que teve uma excelente impressão das cidades de Areia e Bananeiras, assim como afirmou que em Pilões ainda não há produtos prontos. Visita semelhante acontece nos municípios de Maragogi, Maceió, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro e Coruripe, em Alagoas. Após, serão definidas as cidades a serem inseridas no roteiro. Em Pernambuco, a comitiva visitará Goiana, Vicência, Nazaré da Mata, Itamaracá, Igarassu, Olinda, Recife e Ipojuca.

Doce rota – O Roteiro Civilização do Açúcar agrega cidades do interior da Paraíba, Pernambuco e Alagoas que desembocam em históricas fazendas de engenho remanescentes do século 18, de costumes e tradições seculares. A rota trabalha em seu aspecto principal uma das mais marcantes passagens da história do povo brasileiro, o Ciclo do Açúcar, que foi a primeira atividade economicamente organizada do Brasil.

O roteiro é um dos contemplados na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que vai estruturar novos roteiros integrados nas cinco regiões do País, promovendo maior inclusão social e o resgate dos valores culturais regionais. Na região Nordeste o ‘Civilização do Açúcar’ é o segundo roteiro integrado do Nordeste e o primeiro que a Paraíba participa.

Previous slide
Next slide