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Salão Paranaense de Turismo consolida parceria entre PR e ARG

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Os países da América do Sul despertam interesse especial do Paraná para promover as regiões turísticas do Estado. No 15º Salão Paranaense de Turismo, promovido pela ABAV-PR, o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, aproveitou para consolidar as alianças firmadas pelo governador Roberto Requião com a província Argentina de Salta.

Entre os benefícios do termo de cooperação assinado recentemente com a localidade – que abrange indústria, comércio, cultura e o turismo – está a chegada de uma nova companhia aérea regional, a Andes, que vai ligar em breve outras cidades do Estado a Salta. Atualmente a companhia já opera trechos entre Salta-Cabo Frio/Salvador/Porto Seguro. “Essa cooperação é bem interessante, porque na volta ao Paraná o avião traz os turistas argentinos de Salta para viajarem pelo Paraná”, disse Caron. A expectativa é que o novo trecho da Andes passe a operar a partir de junho ou julho deste ano, três vezes por semana até a demanda por voos de Curitiba, Londrina, Cascavel e outras cidades do Estado se estabelecerem e se consolidarem.

A intenção de Salta no acordo também é a melhor possível. “O objetivo do acordo é fomentar a integração de ambas as regiões do norte da Argentina, por intermédio de Salta, ao Sul do Brasil, por meio do Paraná, estreitando vínculos e abrindo portas a partir do Turismo”, diz o subsecretario de promoção e desenvolvimento de Salta, Fernando Soria.

O acordo de cooperação regional com Salta é um dos passos para atingir as metas da política de desenvolvimento de Turismo do atual governo do Estado, alicerçada na promoção do destino Paraná, com suas 10 regiões turísticas, no mercado internacional e nacional. Nesse sentido, o Salão Paranaense de Turismo é também uma aposta do Governo do Estado. Há cinco anos a Secretaria do Estado de Turismo (SeTu) promove a Mostra das Regiões Turísticas do Estado, como um evento paralelo e anexo ao Salão, na intenção de divulgar e consolidar os destinos estaduais. Quem visita o espaço pode dar um rápido passeio por todo o Estado, conhecendo gastronomia, cultura, artesanato e diversos roteiros que estão preparados para comercialização.

Na avaliação de Caron, as marcas de cada região – lançadas no final de 2008 – foi o início do processo dinâmico que é o desenvolvimento dos produtos turísticos de cada cidade e que começou com as marcas. “Os empreendedores estão animados e presenciei aqui no Salão algumas negociações entre o pessoal das regiões turísticas e agentes de viagens”, comenta o secretário. 

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