Previous slide
Next slide

Saltos menores das Cataratas do Iguaçu reaparecem

Previous slide
Next slide

Daniele Rodrigues
Mesmo com a vazão reduzida, o Salto Floriano, um dos principais do lado brasileiro, resiste e encanta aos turistas

A chuva no final de semana na região de Curitiba, aonde se localiza a nascente do Rio Iguaçu, ajudou a melhorar a vazão das Cataratas do Iguaçu. Alguns saltos menos, especialmente do lado argentino, voltaram a aparecer. Contudo, o volume ainda está bem abaixo do normal. Nesta terça-feira (12), segundo o site de monitoramento hidrológico da Copel, a média na parte da tarde foi de pouco mais de 300 metros cúbicos por segundo.

Para o turista Anderson Paes, de São Paulo, foi um susto ver pequenos filetes de água, especialmente do lado argentino. “Mas é uma beleza diferente. Esses paredões também são bonitos”, defende o paulista que veio a Foz pela terceira vez. Ele e sua família estão a caminho de Buenos Aires e aproveitaram para fazer uma rápida parada em Foz do Iguaçu. Ao ser questionado se estava arrependido de visitar as Cataratas nesse período de estiagem nem hesitou. “Você está brincando? Esse lugar é lindo de qualquer jeito. Pena que já recolheram as moedinhas que o pessoal joga aqui (risos). Estava preparado para recolher algumas para pagar os pedágios de volta (em alusão a limpeza que uma ONG fez próximo a passarela aproveitando a baixa vazão)”, afirma o bem humorado turista.

Chuva – Segundo o Instituto Simepar, a previsão para os próximos dias é de chuva em grande quantidade, o que pode recuperar o volume de água nas Cataratas do Iguaçu.

Outro serviço de meteorologia, o ClimaTempo, também reforça a previsão de chuvas em toda a Região Sul, principalmente a partir de quarta-feira (13). Resta esperar a “ajuda de São Pedro” e, enquanto isso, curtir as Cataratas do Iguaçu com um visual diferente, mas igualmente belas e impactantes.

Fotos das Cataratas terça-feira (12), com vazão média de 300 m3/s. Crédito: Daniele Rodrigues/Click Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide