Previous slide
Next slide

Samek é Cidadão Honorário de Guaíra

Previous slide
Next slide

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, recebeu nesta terça-feira (16) o título de Cidadão Honorário de Guaíra. O certificado foi entregue pela Câmara de Vereadores do município em reconhecimento aos trabalhos e ações socioambientais desenvolvidas pela Itaipu no município.

Em paralelo ao evento, ocorreu a cerimônia de posse do agente da polícia federal Érico Ricardo Sacomotto, que assumiu o cargo de chefe da Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. A solenidade contou com a presença do diretor-geral da PF no Brasil, Luiz Fernando Correa, e do superintendente regional da PF no Paraná, Delci Teixeira.

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Lopes, e os vereadores do município, entre outras autoridades da região, participaram da solenidade de entrega do título de cidadão honorário ao diretor-geral brasileiro de Itaipu. A concessão do título foi aprovada por votação unânime dos nove vereadores de Guaíra, segundo decreto legislativo.

Em discurso, o prefeito Fabian afirmou que Samek é um dos principais interlocutores dos municípios lindeiros com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O Samek é merecedor desse reconhecimento do nosso município e dos municípios lindeiros”, ressaltou o prefeito.

O título de Cidadão Honorário a Jorge Samek é um reconhecimento à parceria de Itaipu nos projetos de desenvolvimento do município, entre os quais as obras de conservação em três microbacias, a doação de áreas, a ampliação de redes de água e de saneamento rural e a construção da Avenida Beira Rio, que dará acesso à região ribeirinha de Guaíra, melhorando o fluxo do trânsito de visitantes ao município e valorizando os imóveis da região. “Todas essas parcerias só foram possíveis graças à compreensão de Jorge Samek e da Itaipu”, comentou o prefeito.

Os termos de parceria firmados pela Itaipu e pela prefeitura de Guaíra vão além de obras de infra-estrutura. As ações são voltadas também para o meio ambiente e para a comunidade rural, com a recuperação de microbacias, entrega de equipamentos às associações de agricultores, construção e ampliação de pequenas agroindústrias que ajudam a incrementar a renda de famílias dos produtores rurais do município. De 2006 a 2008, foram assinados três convênios entre a Itaipu e a prefeitura, para a recuperação das microbacias de Jararaca, Água Verde e de Diamantina.

“É com grande honra que recebo esse título por uma cidade tão querida e tão importante para a Itaipu Binacional. É um município pelo qual temos grande responsabilidade, que emprestou suas terras para a construção da usina, que perdeu as Sete Quedas, mas ganhou uma parceira para toda a história, que é a Itaipu Binacional”, destacou Samek.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Guaíra, Antônio Lopes, o município nunca antes foi olhado com tamanha atenção pela Itaipu Binacional e nunca recebeu tantos investimentos de infra-estrutura. “Conquistamos várias coisas com o intermédio de Samek, que tem melhorado a qualidade de vida da nossa população. A parceria com a Itaipu renovou em muito as esperanças de desenvolvimento do município e a consolidação da cidade como um grande centro turístico do Paraná”, frisou Lopes.

Previous slide
Next slide