contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Samek é o primeiro Cidadão Honorário do Oeste do Paraná O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, numa solenidade concorrida nesta sexta-feira (12), em Cascavel. Mais de 800 lideranças políticas e empresariais prestigiaram a homenagem prestada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A entidade reúne 51 cidades, que juntas têm 1,2 milhão de habitantes.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, numa solenidade concorrida nesta sexta-feira (12), em Cascavel. Mais de 800 lideranças políticas e empresariais prestigiaram a homenagem prestada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A entidade reúne 51 cidades, que juntas têm 1,2 milhão de habitantes.


Por:

Publicado em:

Autoridades paranaenses e de outros estados, como Rondônia, lotaram a Associação Atlética Comercial para prestigiar a primeira pessoa na história a receber essa honraria na região. A eleição foi no dia 13 de julho, por voto direto dos prefeitos do Oeste. A solenidade reuniu o governador do Paraná, Orlando Pessuti, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários.

Foto: Alexandre Marchetti
Jorge Samek mostra a honraria recebida ao lado do presidente da Amop, Aparecido José Weiller

A entrega da reverência foi marcada pela emoção nos discursos em reconhecimento ao trabalho prestado por Samek e sua equipe frente à Itaipu Binacional desde 2003. A comoção foi completada com a exibição de um vídeo com a sua trajetória na vida pública e depoimentos emocionados de amigos e familiares.

Pessuti destacou, em seu discurso, a seriedade do trabalho de Samek como vereador, secretário estadual e gestor público. “É um republicano, um defensor das liberdades democráticas, um amigo de longa data, um filho ilustre do Oeste do Paraná, que merecidamente recebe essa deferência”, afirmou o governador.

O presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Júnior, reforçou que a escolha ocorre entre tantas pessoas dedicadas ao desenvolvimento regional. Para ele, a primeira edição do “prêmio” está em boas mãos. “Graças à sensibilidade do Samek, os projetos implantados pela usina em Foz do Iguaçu foram levados para os demais municípios da região. Queremos vê-lo continuando o trabalho pelo Oeste.”
Bastante emocionado, Jorge Samek agradeceu pela homenagem recebida e a compartilhou com os companheiros de caminhada da Itaipu Binacional. Ele também fez questão de dividir o título com a família, em particular com a mulher, Maria Olívia. “Não é um prêmio individual, é um reconhecimento coletivo”, ponderou.
 
Durante seu discurso, ele reforçou que o Oeste é uma região ímpar no Paraná, graças à competência, ao mesmo tempo, da agricultura e da tecnologia, da cidade e do campo, dos pioneiros desbravadores e da juventude, das universidades e das ind&ua cute;strias. “São tantas as conquistas desse povo trabalhador. Tudo isso é motivo de orgulho para a gente. Só tenho a agradecer, e só tem uma forma de retribuir: com mais trabalho.”
 O evento também contou com a apresentação da equipe de handebol de cadeirantes da Universidade Paranaense (Unipar), entrega dos prêmios “Amop de Jornalismo” e de “Gestão Municipal Empreendedora”.

Empenho de Samek – A trajetória de Jorge Samek na vida pública foi destacada pelas autoridades no evento promovido pela AMOP. Lideranças ressaltaram o período do iguaçuense como chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura durante o governo José Richa; como secretário municipal de Abastecimento, em Curitiba; como vereador (quatro mandatos consecutivos; e diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

 A usina mudou sua missão institucional em 2003, moder nizando a gestão e abrindo as portas da empresa para a comunidade. Antes a binacional tinha como compromisso a produção de energia e a proteção do meio ambiente. Hoje, zela por ações voltadas ao enfrentamento de problemas socioambientais da região, ao desenvolvimento tecnológico, ao fomento do turismo e à integração regional.

São frutos dessa nova mentalidade projetos e programas como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Plataforma Itaipu de Energia Renováveis, o Cultivando Água Boa, bem como o centro de pesquisa, desenvolvimento e montagem de veículos elétricos.

O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, disse que a direção de Samek abriu as portas da hidrelétrica para a comunidade de toda a região. “Cascavel, tão distante da usina, não tem royalties, mas tem a presença da Itaipu aqui, com parcerias em projetos de preservação de águas e estradas".

Já o prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, afirmou que Samek “é uma pessoa dedicada e vocacionada ao desenvolvimento do Oeste do Paraná”. O empresário Pedro Muffato ressaltou que o “amigo” é uma pessoa extrovertida, sempre alegre, “de bem com a vida, exercendo a função com competência e alegria”.
 
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), Alcibíades Luiz Orlando, reconheceu as ações conjuntas com a Itaipu e o apoio recebido em prol das grandes causas do Ensino Superior. O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, enalteceu que o estilo da atual direção da usina “garantiu recursos e obras para a região”.
 
Por fim, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, retribuiu as ações de Samek em favor Foz do Iguaçu e região. “O conhecimento é hoje a atividade mais importante da humanidade. Ele, através da criação do Parque Tecnológico de Itaipu e a Unila, nos integrou na sociedade do conhecimento. Essas obras talvez sejam as mais importantes do Paraná”, avaliou Ghisi.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz