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Sebrae é parceiro de projetos de turismo

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Carlos Augusto
Um dos destinos deste ano para os operadores será a Serra da Capivara (PI)

Parceiro em vários projetos da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e do Ministério do Turismo, o Sebrae integra este ano, pela primeira vez, o projeto Caravana Brasil. O objetivo desse projeto é levar agentes e operadores de turismo para conhecer destinos e produtos turísticos, novos ou já comercializados, e, ao mesmo tempo, promover eventos comerciais do setor.

Este ano, a Caravana passará por 12 estados brasileiros, completando um roteiro de visitas com operadores e agentes de viagem que teve início no ano passado e vai totalizar viagens a 20 estados. A meta para 2009 é levar 139 agentes e operadores. O projeto recebeu investimentos de R$ 800 mil para dois anos (2008 e 2009). As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e podem ser feitas no site da Braztoa (http://www.braztoa.com.br)

“A parceria com o Sebrae trouxe mais profissionalismo e eficiência às viagens. Antes, o programa era mais uma viagem de familiarização com empresários. Agora temos efetivamente um processo de apoio à comercialização dos destinos com atividades pré, durante e pós viagem. Isso tudo gera melhores resultados e vai ao encontro das metas do Ministério do Turismo”, diz a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro.

Além do Caravana Brasil, o Sebrae também é parceiro da Braztoa e do MTur nos projetos de Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Práticas Nacionais e Internacionais. Segundo o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, os trabalhos realizados entre Sebrae e Braztoa são muito importantes, independente da crise.

“O setor passa por um momento especial, mas com boas perspectivas. Os empresários brasileiros se mostram bastante focados em buscar soluções e não estão apenas na lamentação. Eles buscam alternativas, como o turismo rodoviário, doméstico. Se não conseguem destinos distantes, estão pensando nos países mais próximos. Há uma atitude muito positiva, pragmática dos empresários em buscar isso”, destaca.

Para Barbosa, os projetos Caravanas e Benchmarking criam uma experiência fantástica para o empresário. “Apresentam a ele novos mundos, novas perspectivas que, muitas vezes, quando estamos no nosso dia a dia, não percebemos. Graças a esse tipo de projeto nós estamos trazendo novas perspectivas para o empresário brasileiro”.

Uma das inovações dessa edição do Caravana Brasil Nacional é a capacitação dos fornecedores do destino visitado, com o objetivo de melhor prepará-los para atender operadores e agentes de viagem, bem como adequar seus produtos às necessidades do mercado. Outra novidade, segundo a coordenadora do projeto de Turismo no Sebrae Nacional, Valéria Barros, serão as rodadas e os encontros de negócios. Esses eventos vão reunir o operador de turismo (comprador do produto) e o fornecedor (empresário que dispõe de produtos ou serviços).

“É uma grande oportunidade para que os operadores entrem em contato direto com as empresas que compõem aqueles destinos, promovendo um processo de integração de interesses. Foram escolhidas localidades onde há possibilidade de crescimento nos negócios, como Piauí, Acre, entre outros”, diz a coordenadora.

No ano passado, mil interessados inscreveram-se para participar das caravanas nacionais. Desse total, 341 agentes de viagem e 27 operadores de turismo foram selecionados e visitaram oito estados brasileiros. Entre os participantes do programa no ano passado, 91% afirmaram que mudaram positivamente a imagem dos destinos visitados e 80% destacaram que os roteiros conhecidos durante as viagens ajudaram a diversificar o portfólio de suas empresas, segundo pesquisa do Sebrae.

Os destinos deste ano para os operadores serão: Serra da Capivara (PI), Aracaju e Xingó (SE), Rio Branco e Vale do Acre (AC), Palmas e Jalapão (TO), Brasília (DF), Pirinópolis e Chapada dos Veadeiros (GO). Já os agentes de viagem deverão ir para: Santarém (PA), Cuiabá, Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Ilhéus, Itacaré e Maraú (BA), Recife, Olinda e Porto de Galinhas (PE), Jericoacoara e Camocim (CE) e Natal e Pipa (RN). As viagens incluem transporte aéreo e rodoviário, refeições, hospedagem com café da manhã, traslados e material promocional do destino.

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