contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Segunda etapa da vacinação antirrábica será no sábado, 29 Moradores das regiões Central, Sul e Oeste devem levar seus animais de estimação para a imunização contra a raiva

Moradores das regiões Central, Sul e Oeste devem levar seus animais de estimação para a imunização contra a raiva


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) continua no próximo sábado, 29, a Vacinação Antirrábica no município. A segunda etapa da campanha será realizada nas regiões Central, Sul e Oeste da cidade. Assim como na primeira fase, desenvolvida no dia 22, os donos devem levar seus animais de estimação a um posto fixo de vacinação, a maior parte em escolas municipais (veja lista).

Foto: AMN
Mais de 8 mil animais foram vacinas na primeira etapa da campanha

Na primeira etapa, nas regiões Norte e Nordeste, foram vacinados 8.318 cães e gatos, com idade a partir dos três meses. Nessa segunda fase, a imunização é para animais cujos donos residem em bairros localizados à esquerda das avenidas Paraná e Felipe Wandscheer. A terceira e última etapa será no sábado, 4 de setembro, na região Leste (Portal, Morumbi, Jardim São Paulo). “Decidimos dividir essa segunda etapa pela grande procura que tivemos na primeira fase e pela grande população de animais domésticos nessas regiões”, explicou o coordenador de Mobilização e Educação do CCZ, Thiago Cavalcante.

Desde que começou a ser realizada, há 15 anos, a Campanha de Vacinação Antirrábica sempre foi feita de casa em casa. Mas, a mudança de estratégia não incomodou os moradores. Alguns fizeram várias “viagens” para vacinar todos os bichos da casa. O pedreiro Francisco da Silva, morador da Vila C, levou os dois cães, um de cada vez, de bicicleta. “Moro perto e não me importo de vir duas, três vezes. Importante é manter os cachorros saudáveis”, disse.

De acordo com o veterinário André de Souza Leandro, o Paraná não registra casos de raiva humana desde 1987. Em Foz, o último caso de raiva canina foi em 2005. Com a doença praticamente erradicada, a tendência é que campanhas como essa sejam desativadas em vários municípios brasileiros. Mas na fronteira, a meta é monitorar possíveis problemas. “O CCZ pretende fazer a campanha ainda pelos próximos três anos. Após esse prazo, vamos avaliar a necessidade da vacinação”, explicou.

Pessoas que tem vários animais de estimação em casa, mas não tem condições de levá-los para a vacina, podem entrar em contato com o CCZ para agendar uma visita dos técnicos. Nas três etapas da campanha, serão disponibilizadas 25 mil doses. “A raiva é uma doença que não tem cura, e a vacina é a única forma de prevenir o problema e proteger seu animal de estimação e sua família”, alertou o Secretário Municipal da Saúde, Charles Bortolo.

Postos de vacinação da segunda etapa – Nas escolas Pres. Getúlio Vargas, na Vila Adriana, e na Augusto Werner, no Carimã, haverá aula na data da vacinação, mas os técnicos estarão vacinando em locais próximos. Veja onde encontrar a Campanha Antirrábica para os seus animais de estimação:

Acácio Pedroso – Profilurb I
Adele Zanotto Scalco – Jd. Boa Esperança
Anita Garibaldi – Vila Carimã
Cecília Meireles – Pq. Ouro Verde
Princesa Isabel – Tamanduá Grande
Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza – Centro
Profª Elenice Milhorança – Jardim América
Profª Lucia Marlene Pena Nieradka – Vila Yolanda
Vila Shalon – Vila Shalon
Vinicius de Moraes – Jardim das Flores
Capela São João Batista – Vila Carimã
Quadra de Esportes – Vila Adriana
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz