contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Sexta-feira tem apresentação da peça Palavra Encantada, no Iguassu Boulevard Espetáculo é montagem do grupo de atores e atrizes do projeto Plugado! Unila

Espetáculo é montagem do grupo de atores e atrizes do projeto Plugado! Unila


Por: Leca

Publicado em:

 
Diante da aridez e das agruras da vida, pouco resta ao homem além do sonho. Transformar os elementos de contradição do mundo em poesia e convertê-los em ingredientes de reencanto das pessoas é o que propõe a peça de teatro “Palavra Encantada”, que será apresentada nesta sexta-feira, no Iguassu Boulevard.
 
Foto: Paulo Bogler/Plugado
Peça será nesta sexta-feira, 22, às 20 horas, no Iguassu Boulevard

 

O espetáculo encenado é uma montagem do grupo de atores e atrizes do projeto Plugado! Unila e reúne um elenco de vinte e sete artistas, todos acadêmicos da universidade. A peça parte da exposição de aspectos da diversidade de ritmos e expressões da forma de viver em regiões do interior do Brasil, para expressar valores e impressões universais afetas a todas as pessoas, como a tolerância, a conivência as vivências comuns.
 
A intervenção reúne teatro, dança, música e poesia, a partir dos textos do grupo pernambucano “Cordel do Fogo Encantado”, que utiliza a linguagem reinventada para cantar as tradições sertaneja dos rincões do país. Os textos da peça brincam e subvertem determinadas tradições ligadas às visões, deslumbres e superstições presentes na cultura popular brasileira.
 
Como explica a diretora do espetáculo, Rosangela Rocha, a intenção do trabalho é disseminar a alegria e ao mesmo tempo reforçar a importância do sonho e da imaginação na vida de todas as pessoas. “Brincar com as visões trágicas e apocalípticas transmitidas através das gerações é, de alguma forma, questionar a inevitabilidade de determinados acontecimentos, mostrando que o mundo pode ser recriado, moldado para ser melhor”, defende Rosangela.
 
A montagem “Palavra Encantada” é resultado das oficinas de formação promovidas pelo projeto Plugado! entre os estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, onde participam estudantes brasileiros e estrangeiros. A peça integra a Semana Cultural do Iguassu Boulevard, programação que celebra os 14 anos deste espaço de lazer e entretenimento.
 
Para o estudante de ciências biológicas Eduardo Valente, mais que uma iniciativa artística, a apresentação é uma oportunidade para a efetiva integração ente a universidade e a comunidade iguaçuense. “O teatro, as artes, são meios de se  estabelecer pontes entre as pessoas. Acho que a o trabalho do grupo da Plugado! Unila possibilita trocas intensas entre a população da cidade e os acadêmicos”, diz o universitário.
 
A abertura da criação cênica contará com o número de dança contemporânea “Construção”, baseada na música homônima de autoria do artista brasileiro Chico Buarque. A montagem é do grupo de agentes culturais do projeto Plugado! formado por estudantes das escolas públicas estaduais.
 
Foto: Paulo Bogler/Plugado
Abertura da criação cênica contará com o número de dança contemporânea “Construção”


O projeto Plugado –
Canais Ligados na Cultura é uma iniciativa de formação de agentes culturais e de mobilização artística e cultural, realizada desde o ano de 2009, através da parceria entre a Itaipu Binacional e a Casa do Teatro. O projeto conta com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) e da Unila.
 

Os participantes do programa recebem formação em teatro, dança e cidadania, ficando responsáveis por reaplicar os conteúdos e ferramentas em turmas formadas em escolas e comunidades distribuídas por todo o município.
 
Entre os agentes culturais, 30 são derivados de escolas da rede pública estadual de educação e outros 30 são acadêmicos da Unila. Do grupo, quarenta recebem uma bolsa mensal do projeto, no valor de R$ 100,00, além de apoio para o deslocamento e material de uso nas atividades. Outros 20 recebem o valor de R$ 400,00, através do Programa de Bolsa de Desenvolvimento Institucional e Envolvimento Comunitário da Unila (Probiec). 
 
O projeto Plugado! ainda prevê ações formativas em educomunicação e terapias sociais e coletivas relacionadas a temas de interesse da juventude, realizadas em dez escolas da rede pública estadual de educação.
 
SERVIÇO
Peça de teatro “Palavra Encantada”
Quando: Sexta-feira, dia 22.02, às 20 horas
Onde: Sala de Teatro do Iguassu Boulevard
Entrada Gratuita

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz