Previous slide
Next slide

Show Rural é vitrine tecnológica do setor

Previous slide
Next slide

Até a próxima sexta-feira (13), cerca de 140 mil pessoas deve visitar a 21ª edição do Show Rural Coopavel, considerada a maior exposição de produtos rurais do Brasil. O evento iniciou na segunda-feira (10) e está sendo realizado no Parque Tecnológico de Cascavel, no oeste do Paraná.  Organizada pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, com apoio do Governo do Paraná, Emater, Iapar, Embrapa e Itaipu Binacional, a exposição tem recebido caravanas de países de toda a América Latina, como Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.   
  
A feira recebe também turistas de vários estados brasileiros – desde a região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) até grupos mais distantes, como do Acre, interessados em conferir as novidades do setor.  São aguardadas ainda comitivas de agricultores da Europa. No primeiro dia do evento (9) um grupo formado por 30 produtores rurais da Alemanha foi recepcionado pela coordenação da feira.         

Segundo o coordenador-geral da feira, Rogério Rizzard, o evento é uma oportunidade dos governos, instituições, empresários e produtores rurais conhecerem as novidades tecnológicas do setor. "A feira apresenta uma variedade de novos equipamentos, maquinários e tecnologias de produção. É uma excelente oportunidade de inovação", disse Rizzard.
  
A maioria dos produtos lançados pelas empresas no Show Rural mostra preocupação com os impactos ambientais. Um exemplo é a máquina "Incinerador de Animais e Derivados com risco Biológico". O equipamento destina-se à incineração de animais mortos de pequeno e médio portes ou produtos de origem animal que apresentam risco biológico. A máquina viabiliza a incineração desses organismos e materiais de origem animal, evitando a disseminação de possíveis agentes infecciosos perigosos, favorecendo a preservação do meio ambiente ao evitar a poluição da água, do solo e da atmosfera.
 

 
Estande de Itaipu: divulgação de ações de Itaipu, entre elas o Programa Cultivando Água Boa

  

Apoiadora do evento, a Itaipu Binacional mantém um estande de divulgação das iniciativas socioambientais da empresa, tais como os programas "Cultivando Água Boa", desenvolvido na Bacia do Paraná III, que envolve 28 municípios da região, o "Energias Renováveis", entre outros projetos, além da Maquete Ambiental, criada em parceria com o Iapar, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza.
 
"A Itaipu Binacional é uma empresa responsável preocupada com o meio ambiente e com a agricultura. Essa é a principal razão para apoiarmos um evento como o show rural, que traz sempre novidades tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com respeito ao meio ambiente", disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.
 
Durante a visita ao Show Rural, o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, destacou a importância do evento. "A feira é uma excelente oportunidade para a difusão de tecnologias agrícolas no continente e para o processo de integração de negócios entre cooperativas, produtores rurais e instituições ligadas ao governo", disse. E complementou: "Essa é a melhor resposta contra a crise mundial, pois somente o trabalho e a união de todo o setor agrícola podem enfrentar o desemprego e outras conseqüências da atual situação econômica mundial". 
 
Mais do que um balcão de negócios, o Show Rural é uma vitrine de novidades tecnológicas do meio rural. Em uma grande área e 72 hectares, 325 expositores credenciados apresentam 4,8 mil experimentos tecnológicos para pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas. A feira é praticamente uma minicidade estruturada para receber milhares de pessoas.

 

Previous slide
Next slide