contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Símbolo nacional, samba é comemorado Conhecido internacionalmente como o hit brasileiro, o samba mistura batucada, crença, simbolismo e muita dança; Comemore o Dia Nacional do Samba (02) relembrando os grandes nomes da música, compositores e escolas de samba que levam para a avenida o compasso da bateria

Conhecido internacionalmente como o hit brasileiro, o samba mistura batucada, crença, simbolismo e muita dança; Comemore o Dia Nacional do Samba (02) relembrando os grandes nomes da música, compositores e escolas de samba que levam para a avenida o compasso da bateria


Por: Garon Piceli

Publicado em:

O Wikipédia diz que o samba é “um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência”. E, realmente, é isso mesmo, porque que brasileiro nunca se pegou sambando um dia?

O samba de roda baiano se tornou em 2005 um Patrimônio da Humanidade da Unesco, sendo considerado um ritmo universal.
 
Apesar do samba se manifestar em todo o país sob forma de diversos ritmos e danças populares regionais, o samba é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX.
 
“O primeiro nunca esquecemos – Durante a década de 1910, foram gravadas algumas composições sob a denominação de samba, mas estas gravações não alcançaram grande repercussão. No entanto, em 1917, foi gravado em disco "Pelo Telefone", a música que é considerado o primeiro samba.
 
 
 
 
Após esse período o samba começou a ter vários caminhos, o samba raiz, o axé, samba de breque, samba romântico, pagode até a roda de viola com os seus famosos chorinhos. Das rodas de samba e pagode surgiram grandes artistas da musica nacional, tais como Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, Jorge Aragão e Almir Guineto. Porém Pixinguinha foi um cantor sem precedentes de um ritmo claro, romântico e com bastante samba.
 
 
Em um primeiro olhar o samba parece ser um hit simples, porém se diferencia em muitos aspectos. As novas adesões como o do refinado baiano Dorival Caymmi, além das harmonias elaboradas de Custódio Mesquita, o molejo de Pedro Caetana, o figurino tropicalista de Assis Valente, a sobriedade de Sinval Silva, o populismo luxuoso de Herivilto Martins conduzem o samba para outros caminhos já ao sabor da indústria musical. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, torna-se o primeiro hino brasileiro no exterior e foi na voz de João Gilberto que ganhou os Estados Unidos e a Europa.
 
 
Carnaval – Você pode estar pensando: “O carnaval que eu conheço não tem músicas tão refinadas assim?”. Pois é verdade. O carnaval, diferentemente do samba, não teve origem no Brasil. A festa considerada uma das mais populares e animadas do mundo, teve sua origem no entrudo português, onde no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. No século XX ele se tornou popular no Brasil. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
 
Foz do Iguaçu – Uma prova que a música está enraizada em todo o país é que em várias cidades estão localizados escolas de samba, que realizam desfiles durante o carnaval. Foz do Iguaçu apresenta quatro escolas. Magia e Esplendor, Império das Cataratas, Mocidade Independente do São Francisco e Unidos do Porto Meira, que todos os anos fazem a festa dos foliões na avenida Venezuela.
 
Foto: AMN
Escola Magia e Esplendor, ganhadora do Carnaffals, festa popular de Foz do Iguaçu, em 2009

O apaixonado por samba, Elio Ferreira, está organizando em comemoração ao dia do samba, uma premiação que irá homenagear as personalidades de destaque do samba em Foz do Iguaçu. Será no sábado (05) na sede recreativa da Asserpi. “A intensão é reunir o pessoal, e homenagear as pessoas que marcaram o ritmo em Foz do Iguaçu. Vai ter show com mulatas e passistas. As bandas Swing Maroto, Toque de Letra e Muvuca do Samba irão comandar a festa”, revela Elio Ferreira.

 
Foto: AMN
Rainha do Carnaval posa ao lado do Rei Momo no carnaval de 2009

SERVIÇO
Troféu Destaque do Samba 2009
Local: Asserpi
Endereço: Rua das Assuncenas 294, Jardim Elisa I – Foz do Iguaçu
Tel: (45) 3521-1658
Data: Sábado (05/12)

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz