Previous slide
Next slide

Surfirtas ajudam governo a limpar Litoral durante mutirão hoje (24)

Previous slide
Next slide

SECS
Guaratuba

Cerca de 200 pessoas participam, hoje (24), às 17 horas, do 3° mutirão de limpeza na praia Brava de Guaratuba, promovido pela Associação de Surf de Guaratuba com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A equipe ambiental percorrerá aproximadamente cinco quilômetros do balneário de Brejatuba (atrás do morro do Cristo) e irá até a praia de Nereidas, recolhendo diversos tipos de resíduos como tampas de garrafas PET, sacolas plásticas e bitucas de cigarro.

No último mutirão feito no final de novembro, os agentes ambientais recolheram uma tonelada de lixo, e para esse ano, a expectativa não é diferente. “Esperamos recolher aproximadamente uma tonelada de lixo com a ajuda dos surfistas, veranistas e moradores da praia”, calcula Marcos Pavin, coordenador de da preservação da restinga e das dunas.

A Associação de Surf de Guaratuba fará ainda, um trabalho de conscientização sobre a importância da restinga. O grupo é responsável pelo projeto pioneiro no Litoral de isolamento nas áreas de restinga – vegetação rasteira típica da orla marítima – para evitar que carros utilizem a Área de Preservação Permanente como estacionamento. O isolamento foi feito por meio de placas que explicam o que é restinga e qual a sua importância.

Os integrantes do mutirão estarão fazendo cadastros das pessoas que participarem do evento, para que em mutirões posteriores possam ser chamados novamente, já que a cada dois meses a Associação de Surf de Guaratuba realiza mutirões ecológicos. No dia da coleta do lixo, os agentes ambientais ainda irão distribuir camisetas, adesivos, bonés, e darão informações sobre a conscientização ambiental.

O esperado para sábado, além do recolhimento do lixo, é a conscientização ambiental da população que participará do mutirão. “O que a gente mais espera é uma maior conscientização do veranista e do banhista, que o que eles aprenderem aqui, que eles repassem a outras pessoas”, explicou Márcio.

PARCEIROS – Fazem parte dos parceiros do mutirão ambiental a Prefeitura de Guarabuta junto com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal, o Batalhão da Polícia Força Verde, a Sanepar e empresas privadas que irão trabalhar com barracas de educação ambiental.
 

Previous slide
Next slide